O Relatório de Situação de Mídia de 2019, realizado pela Cision, grupo ao qual pertence a PR Newswire, aponta o número de desafios enfrentados pelos jornalistas, entre eles fake news e campanhas com informações erradas, até redução de orçamentos de redações e mudanças nos algoritmos das mídias sociais. Dois mil jornalistas de dez países, incluindo o Brasil, participaram da pesquisa, na qual, pelo segundo ano consecutivo, os entrevistados relataram uma redução na desconfiança do público em relação à mídia; 63% dos entrevistados sentiram perda de confiança do público este ano, uma queda em comparação aos 71% de 2018 e 91% de 2017.
Segundo Thaís Antoniolli, presidente da PR Newswire América Latina, essa desconfiança vem principalmente em função da disseminação de fake news por meio de redes sociais: “As pessoas compartilham muita coisa sem checar a veracidade das informações”.
O relatório deste ano foi o maior já realizado pela Cision em dez anos. Ele tem o objetivo de descobrir as principais questões que a indústria de mídia global está enfrentando em 2019, e como os profissionais de RP e comunicação podem trabalhar melhor com seus colegas jornalistas. O relatório completo está disponível neste link.