O jornal A Gazeta, de Vitória, inaugurou em 12/9 a Mesa de Performance, editoria que utiliza inteligência artificial para medir o impacto de suas publicações nos leitores, além da viralização de conteúdos veiculados e identificação dos assuntos que mais interessam aos internautas. Além de jornalistas, atuam na área analistas de dados, profissionais de marketing e especialistas em SEO (search engine optimization).
Elaine Silva, editora-chefe do jornal, enfatiza a importância da Mesa de Performance para potencializar o alcance das notícias: “Esta área vai nos ajudar a ter a medição do impacto das nossas notícias e a chegar melhor ao público, num momento em que as pessoas precisam de informação relevante e qualificada, sobretudo, para ajudarmos a construir uma sociedade melhor”.
A nova editoria faz parte do projeto TDigital, anunciado no final de julho, que visa a transformar o conteúdo jornalístico veiculado, priorizando o ambiente digital. A partir do próximo dia 30/9, A Gazeta não terá mais edição impressa, será apenas digital, mas ganhará um novo site e um novo jornal semanal.