A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), que reúne profissionais dos Três Poderes, lança nesta quinta-feira (12/12) a primeira edição da Carta Conjuntura de Comunicação Pública, em que aponta, a partir de criteriosa análise dos acontecimentos mais importantes do ano, os descaminhos por que passa a atividade no Brasil.
Na Carta, a instituição destaca sete pontos centrais que resumem o padrão de comportamento do governo em relação ao tema Comunicação Pública:
- Hostilidade como padrão de relacionamento com a imprensa
- Crise e esvaziamento das redes de radiodifusão públicas
- Ameaças à transparência
- Ataques aos órgãos que fazem coleta e divulgação de informações de interesse público
- Investimentos em publicidade por critérios não transparentes
- Ruptura com mecanismos institucionais que contribuem e dão suporte para a profissionalização da comunicação pública
- Insuficiência normativa no uso das mídias sociais como instrumento de comunicação pública
> Confira aqui a íntegra do documento. Outras informações pelo [email protected].
Concordo que o atual Governo Federal se esforça para centralizar o controle do fluxo de informação, sob o prisma do conservadorismo e, até, do retrocesso. Mas esperava que a a ABCPública pudesse não só traçar um perfil que qualquer observador nem tão atento assim pode fazer, sem muito esforço intelectual. Gostaria que oferecesse alternativas práticas que possam ser bandeiras pelos que lutam e labutam no sentido da democratização da comunicação social do Brasil, o que passa, necessariamente, pelo fortalecimento do campo público da comunicação.
Fiz um comentário ontem e ele não foi publicado aqui. Houve algum problema?