Uma reportagem do UOL Carros sobre o novo EcoSport veiculada em 3/8, um dia antes do lançamento oficial em Natal, motivou um debate entre profissionais de internet e a Comunicação da Ford sobre as condições de acesso à informação de lançamentos. Apesar de a matéria de Claudio Luis de Souza ter iniciado o caso, o alerta fazia menção a uma suposta distinção de tratamento se comparado ao reservado aos impressos. ?É uma reivindicação antiga, não só junto à Ford, mas a todas as fábricas?, explica Lucas Bessel, editor do R7 Carros. ?Houve uma reunião informal entre alguns dos portais e a Comunicação da Ford, após a apresentação do carro, para pedir condições igualitárias de cobertura dos lançamentos?, completou, reforçando que o diálogo foi tranquilo, sem desentendimentos. O próprio Cláudio já havia colocado um post no Blog da Redação, no qual questionava a primazia às revistas. A Ford diz que só realiza prévias sob embargo, mas que no futuro pretende ampliar esse sistema aos principais sites. ?No caso do EcoSport, não houve privilégio a ninguém?, afirma Célio Galvão, gerente de Imprensa da fábrica. ?Quanto mais sites puderem nos divulgar, melhor?. Segundo ele, Cláudio teve o mérito e a sorte de ligar e perguntar se poderia antecipar algumas informações justamente quando havia, de fato, algo para ser adiantado. Presença ? O EcoSport já vinha sendo ?pré-lançado? havia alguns meses. Mas o evento oficial na capital potiguar reuniu 140 jornalistas do Brasil (20 deles não-especializados), 50 profissionais da Argentina, dez do México e cinco do Chile. Receberam os jornalistas Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil; e Matt O?Leary, diretor de Desenvolvimento de Produto da Ford na América do Sul.