Há pelo menos três boas razões para celebrar o desempenho desses primeiros seis meses de vida do MediaTalks by J&Cia, novo membro da família Jornalistas&Cia, criado com o objetivo de trazer para o mercado brasileiro uma visão da mídia global e de levar para o exterior informações do jornalismo brasileiro: o crescimento da audiência, as novas parcerias internacionais e a ampliação dos conteúdos em inglês.
Em relação à audiência, o site triplicou o tráfego entre novembro e fevereiro, impulsionado tanto pela qualidade e maior abrangência dos conteúdos quanto pelas breaking news disparadas quase que diariamente com assuntos internacionais relevantes e que interessam diretamente aos jornalistas e veículos brasileiros.
Também a audiência no exterior começa a ser impulsionada pelo maior volume de conteúdos da página em inglês, voltada para o público que não lê em português mas tem interesse sobre o que se passa no jornalismo brasileiro e latino-americano. Já foram publicados, por exemplo, artigos de Natália Viana (Agência Pública) sobre ameaças ao jornalismo investigativo; de Sérgio Ludtke (Abraji) e Sérgio Spagnuolo (Volt Data Lab) comentando o relatório Atlas da Notícia; e de Eduardo Ribeiro, diretor deste J&Cia, a respeito do destaque das mulheres jornalistas no Ranking dos +Premiados Jornalistas Brasileiros de 2020.
E para coroar as boas novas, o MediaTalks acaba de fechar duas importantes parcerias internacionais de conteúdo, com o Knight Center for Journalism da Universidade do Texas e com a organização Covering Climate Now.
Os artigos do Knight Center, um dos mais importantes centros de estudos do jornalismo no mundo, liderado pelo brasileiro Rosental Calmon Alves, serão compartilhados regularmente no MediaTalks by J&Cia em inglês. Estarão também na página do site em português, já que abordam temas de outros países da América Latina.
E ao ser aceito como membro da Covering Climate Now, o MediaTalks by J&Cia passa não apenas a publicar artigos sobre jornalismo ambiental produzidos pela própria organização e por veículos que integram a rede, em uma tag dedicada, mas também assume a missão de incentivar veículos brasileiros a aderirem a essa iniciativa.
A Covering Climate Now foi criada em 2019 nos Estados Unidos, tendo como cofundadores a Columbia Journalism Review, os jornais The Guardian e The Nation e os jornalistas Mark Hertsgaard e Andrew McCormick. Reúne hoje mais de 400 jornais, revistas, emissoras de TV, sites e agências de notícias, com uma audiência combinada de 2 bilhões de pessoas. Fazem parte veículos como Bloomberg, France Presse, CBS, NBC, Reuters, BuzzFeed, Newsweek, Liberation e La Repubblica e El País. Na tag Jornalismo e Clima, o MediaTalks terá semanalmente conteúdo voltado para jornalistas, como orientações para cobrir melhor o tema, resumos de seminários e dicas de pautas levantadas pela CCNow.
“Junto com o MediaTalks, esperamos encorajar outras empresas jornalísticas brasileiras a se juntarem à CCNow e também colaborarmos para ampliar e aprimorar a cobertura sobre mudança climática no País”, disse Mark Hertsgaard.