O ministro da Economia do Canadá Steven Guilbeault declarou que vai redigir uma nova legislação de mídia para o país semelhante à da Austrália, na qual obriga gigantes de tecnologia a pagarem pelo conteúdo jornalístico publicado em suas plataformas. Ele condenou a ação do Facebook, de proibir o compartilhamento de links de notícias na Austrália, e declarou que “o Canadá está na vanguarda desta batalha. Estamos entre os primeiros países decididos a seguir em frente”.
A ação do Facebook foi recebida como uma declaração de guerra. O primeiro ministro da Austrália Scott Morrison declarou que vai engajar outros líderes mundiais na luta contra a empresa. Logo no primeiro dia da suspensão dos links na Austrália, o tráfego para sites de notícias caiu 13% nas primeiras horas, e em alguns momentos chegou a 20%, segundo a empresa Chartbeat. Apesar do clima tensão, no último sábado (20/2), Morrison deu entrevista coletiva na qual anunciou que o Facebook havia retornado à mesa de negociações.
Entenda em MediaTalks by J&Cia por que a lei da Austrália é tão importante e como ela afeta o futuro do jornalismo e dos usuários de mídias sociais.