O Google anunciou nessa terça-feira (16/3) os 11 projetos vencedores da chamada de US$ 3 milhões do Google News Initiative Open Fund. A agência de checagem Lupa foi a única proposta selecionada no Brasil. O projeto, de combate à desinformação sobre a vacina contra a Covid-19 nos recônditos brasileiros, vai receber recursos para implementação.

A ideia é usar rádios comunitárias, universitárias, influenciadores hiperlocais e agentes comunitários de saúde para levar informação verificada sobre a vacina para os chamados “desertos de notícias”, áreas do Brasil que não são cobertas pela mídia tradicional, nem por internet. Os chamados grotões. É um projeto grandioso, e a Lupa comemora.

Outros dez projetos foram selecionados. Confira:

  • A Africa Check, em parceria com o Theatre for a Change, vai produzir uma série de programas de drama de rádio interativos no Senegal e na Nigéria.
  • Aleteia, I.Media e Verificat.cat criarão um banco de dados de checagem de fatos, disponível em sete idiomas para a mídia católica em todo o mundo.
  • A Chequeado seguirá com o projeto colaborativo Latam Chequea, que inclui mais de 20 organizações de verificação de fatos em toda a América Latina, com o objetivo de atingir idosos, populações indígenas e jovens de 18 a 26 anos por meio de formatos dedicados.
  • O Escenario Tlaxcala, site auxiliado por médicos locais, produzirá conteúdo de verificação de fatos e o distribuirá em todo o estado mexicano nas línguas Nahuatl e Otomí por meio de vários formatos, incluindo o uso de alto-falantes para alcançar públicos off-line.
  • O Katadata criará uma plataforma para corrigir informações falsas sobre a vacina da Covid-19 e trabalhará com a Indonesia Traditional Wet Market Merchants Association (Asparindo) para disseminar o conteúdo por todo o país.
  • O uruguaio La Diaria fará checagens de fatos e produzirá conteúdo para barrar fake news sobre a vacina contra o coronavírus. A divulgação será feita em parceria com o artista de trap music Pekeño 77 e o roteirista Pedro Saborido.
  • Servimedia e Maldita.es farão verificação de fatos relevantes para espanhóis com deficiência, em formatos acessíveis a eles.
  • A Stuff, parceria com a Māori Television e a Pacific Media Network, vai verificar informações sobre a vacina contra a Covid-19 na Nova Zelândia.
  • The Quint vai liderar um projeto colaborativo na Índia para descobrir desinformações hiperlocais e distribuir checagens de fatos por meio de uma rede de base de mulheres vivendo em zonas rurais.
  • A Univision Noticias e a FactCheck.org unem-se para produzir checagens de fatos sobre a imunização de Covid-19, com pequenos vídeos explicativos em espanhol e inglês. A ideia é alcançar a maioria dos lares hispânicos dos EUA.

Veja também: Lupa ganha bronze da SND com No epicentro

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