Reportagem de Fabio Leon, publicada nesta segunda-feira (26/4) no site da IJNet (Rede Internacional de Jornalistas), apontou casos de jornalistas de publicações independentes, com foco em regiões periféricas, que estão sofrendo com estresse e sobrecarga mental em decorrência da cobertura da Covid-19.
Para oferecer um retrato desde o início da pandemia, a reportagem conversou com profissionais que residem em territórios notabilizados por suas variadas formas de vulnerabilidade socioeconômica.
Foram ouvidos Eduardo Carvalho, editor executivo do Maré de Notícias, um dos vários veículos de comunicação nascidos e desenvolvidos no conjunto de favelas que batiza o periódico, na zona norte do Rio; Denise Emanuele Carvalho, proprietária do site de notícias Comunicando Já, de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense; Charles Monteiro, editor do blog Gecom (Grupo de Estudos de Comunicação), de Duque de Caxias; e a prestadora de serviços e consultora na área de comunicação e marketing em São João de Meriti Gabriela Anastácia Ferreira.
Vale lembrar que para ajudar jornalistas durante a pandemia, a associação publicou uma série de recursos de saúde mental. Confira aqui:
- Dicas e recursos de saúde mental para jornalistas
- 10 podcasts para saúde mental
- Como lidar com coberturas angustiantes e traumáticas
- Por que jornalistas devem saber primeiros socorros psicológicos?
- Técnicas para jornalistas lidarem com estresse
- Pandemia de medo: o impacto da COVID-19 em nossa saúde mental
- Como jornalistas podem gerenciar estresse e sobrecarga digital
- Reportando sobre crises? Ioga pode ajudar a lidar com o estresse
- O que jornalistas devem saber sobre saúde mental