Foram anunciados na noite desta terça-feira, 29 de junho, em transmissão pelo Canal do Portal dos Jornalistas no Youtube, os profissionais TOP 5 e os nove veículos campeões do Prêmio Os +Admirados da Imprensa do Agronegócio. Concorreram ao “pódio” os 26 profissionais eleitos TOP 25 (houve um empate, daí serem 26) e os 27 veículos eleitos entre os TOP 3 das nove categorias existentes.
A primeira colocação, entre os profissionais, ficou com o jornalista Sidnei Maschio, do Terra Viva, aclamado campeão e mais admirado jornalista da imprensa do agronegócio no Brasil. Abaixo a classificação completa:
- Sidnei Maschio, Terra Viva – 1º lugar
- Aleksander Horta, Notícias Agrícolas – 2º lugar
- Denise Saueressig, A Granja – 3º lugar
- Luiz Patroni, Canal Rural – 4º lugar
- Mauro Zafalon, Folha de S.Paulo – 5º lugar
Os veículos campeões das nove categorias da premiação foram os seguintes:
- Agência de Notícias – Agência Safras & Mercados
- Podcast – Agro Connection
- Programa de Rádio – CBN Agronegócios
- Programa de TV Canais Especializados – Jornal Terra Viva
- Programa de TV Aberta – Globo Rural
- Site/Blog – Notícias Agrícolas
- Veículo Impresso Especializado – Revista A Granja
- Veículo Impresso Geral – Jornal Valor Econômico
- Canal Digital – Agro+
Todos os vencedores receberão o Troféu +Admirado, criação do designer Nilson Santos, da Ponto & Letra.
O evento de premiação teve como âncoras os jornalistas Cid Barboza (ex-Rádio Capital) e Fernando Soares (Jornalistas&Cia), com direção de Vinícius Ribeiro e produção da Mega Brasil, sob supervisão de Marco Rossi.
A premiação contou com o apoio institucional da CNA / Senar; patrocínio de CNH, Case e New Holland, Cargill, Syngenta e Yara; e apoio de Adama, BRF e I’Max.
Troféu Hors Concours – Um dos mais premiados jornalistas brasileiros da história, o repórter e escritor José Hamilton Ribeiro, alçado a hors concours pelo Ranking Jornalistas&Cia dos +Premiados Jornalistas Brasileiros em 2016, foi também homenageado pelos jornalistas do agronegócio com o Troféu Hors Concours, pelos seus 67 anos de carreira e quase 50 de Globo Rural. Em depoimento emocionado, ele lembrou-se de um encontro que teve com o Prêmio Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa, quando dele ouviu: “Todos os prêmios recebidos são importantes, mas os prêmios concedidos pelos seus colegas de profissão, seus pares, são os que mais nos emocionam. E por isso esse prêmio do Jornalistas&Cia tem para mim um valor muito especial e nem precisaria de troféu, pois já está gravado na mente e no coração”.