A Lupa, plataforma de combate à desinformação no Brasil, apresentou em 3/8 o programa Contexto. Com uma contribuição mensal, os membros têm acesso a eventos e grupos de discussão em diferentes plataformas, conteúdos exclusivos para compartilhar em seus círculos de confiança e descontos em oficinas do LupaEducação. A agência pretende, assim, aumentar o engajamento das pessoas nos debates e iniciativas de combate à desinformação no Brasil e no mundo, além de contar com o apoio da audiência para seguir o trabalho que a empresa faz desde 2015.
Os convidados da Lupa vão debater com os membros do Contexto questões como: por que algumas pessoas são seduzidas mais facilmente por pseudociências, fake news, teorias da conspiração e negacionismo científico? Quais as características psicológicas e neurológicas que predispõem os indivíduos a negarem a verdade dos fatos? Os mecanismos psicológicos que levam alguém a comprar um objeto funcionam da mesma forma para alguém que compra uma ideia?
Para participar, há opções de contribuição mensal ou anual. Por R$ 9,90 por mês – ou R$ 99,90 por ano – é possível ter acesso a grupos de discussão no Facebook e no Telegram, onde serão distribuídos conteúdos exclusivos para compartilhamento e haverá debates aprofundados sobre estratégias de desinformação e manipulação de narrativas. Já a contribuição de R$ 19,90 mensais – ou R$ 199,90 por ano – dá acesso a participação em eventos mensais ao vivo, bastidores da redação da Lupa e descontos de 20% na inscrição das oficinas mensais do LupaEducação, além dos grupos de discussão.
O programa começou a tomar forma em fevereiro, quando a Lupa e outras 15 plataformas de jornalismo digital foram selecionadas pelo Media Development Investment Fund para integrar o Membership Puzzle Project. As organizações receberam recursos, mentoria e treinamento para programas de apoio e relacionamento, fortes e permanentes, com seus públicos, de modo a gerar mais engajamento ao modelo de negócio digital. O projeto tem apoio da Luminate