Um estudo da NewsGuard Technologies e da Comscore revela que a publicidade programática, estimada em U$ 155 bilhões globais, envia US$ 2,6 bilhões ao ano a sites e produtores de desinformação, sem que grandes anunciantes saibam para onde está indo parte dos seus investimentos.

Para a realização da pesquisa, foram ligadas amostras de 7.500 sites cujos tráfego e custos de publicidade são medidos pela Comscore a um conjunto de dados de mais de 6.500 sites de notícias e informações em que a credibilidade é avaliada pela NewsGuard, entidade que emprega jornalistas treinados para rastrear a desinformação online. Os dados foram cruzados para estimar os gastos com publicidade digital em sites classificados como não confiáveis.

Nos Estados Unidos, maior mercado de publicidade programática, com um investimento projetado de US$ 96,89 bilhões em 2021, os anunciantes estão gastando US$ 1,62 bilhão com anúncios em sites de desinformação, apontou o estudo. Em comparação, o total de publicidade digital em todos os jornais dos Estados Unidos foi de cerca de US$ 3,5 bilhões em 2020, de acordo com dados do Pew Research Center. Isso sugere que, para cada US$ 2,16 em receita de publicidade digital enviada para jornais legítimos, os anunciantes norte-americanos estão enviando US$ 1 para sites de desinformação.

E mais:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments