Cesar Calejon lançou o livro Tempestade Perfeita: o bolsonarismo e a sindemia Covid-19 no Brasil (Editora Contracorrente), obra que mostra como a combinação do coronavírus com o fortalecimento da extrema-direita no Brasil criaram instabilidade política, crises institucionais dentro do próprio Governo Federal, entre os níveis federativos, entre os Três Poderes e com a sociedade internacional, no que o autor chama de sindemia no País.
Para ele, os principais vetores para os problemas citados são: simbolismo presidencial, ausência do federalismo cooperativo, má gestão do Ministério da Saúde e a subdiagnosticação-subnotificação de casos.
O livro é fruto de dezenas de entrevistas conduzidas entre março de 2020 e junho de 2021 com especialistas, pesquisadores, enfermeiros e jornalistas, além de renomadas figuras da política nacional, que avaliaram a atuação do governo Bolsonaro durante a pandemia.
Calejon é jornalista e escritor com especialização em Relações Internacionais pela FGV e mestrando em Mudança Social e Participação Política pela USP. É também autor do livro A ascensão do bolsonarismo no Brasil do Século XXI (Kotter).
Leia também:
- Ronny Hein conta a história da garota que não estava na Lista de Schindler
- Jornalistas da capital paulista anunciam paralisação contra arrocho salarial
- Organizações da sociedade civil manifestam-se contra uso indevido da LGPD