Vinte e seis organizações jornalísticas promovem, pelo segundo ano, a partir desta sexta-feira (26/11) até 4 de dezembro, a campanha #DiadeDoar, que tem o objetivo de arrecadar doações para fortalecer o financiamento do jornalismo digital de qualidade no Brasil.
O projeto, articulado pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), utiliza como slogan a frase “Doe para o jornalismo que: te inspira; te informa; te representa; te escuta”. As ações promovidas pelo projeto serão postadas nas redes sociais das organizações participantes, sempre acompanhadas da hashtag #diadedoar. A ideia é motivar as pessoas que consomem o conteúdo dessas organizações a contribuírem financeiramente com elas para que continuem e ampliem seus trabalhos e projetos.
Integram a iniciativa Agência Envolverde, Agência Mural, Agência Pública, Alma Preta, Amazônia Real, Aos Fatos, AzMina, data_labe, Eco Nordeste, Énois Laboratório de Jornalismo, Fauna News, Gênero e Número, O Joio e O Trigo, Jornal Metamorfose, Manual do Usuário, Marco Zero Conteúdo, Matinal Jornalismo, Nonada Jornalismo, Nós, mulheres da periferia, ((o))eco, Periferia em Movimento, Portal Catarinas, Ponte Jornalismo, Quatro Cinco Um, Saiba Mais e Sul21.
Em nota de divulgação da campanha, Maia Gonçalves Fortes, secretária executiva da Ajor, destacou que “essas instituições têm o foco na fiscalização do poder público, pluralidade editorial e trabalham para defender a democracia − que está sendo tão ameaçada por uma enxurrada de desinformação. O apoio financeiro a esse trabalho é um posicionamento em defesa do jornalismo, um dos pilares da democracia”.