Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas começam a divulgar na próxima semana os resultados do Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira 2021. O levantamento levará em consideração o histórico de quase 200 premiações jornalísticas, grande parte delas ainda ativas, para apontar os jornalistas, veículos e grupos de comunicação mais premiados em 2021 e na história brasileira.
“Ainda faltam alguns prêmios que costumeiramente divulgam seus resultados em dezembro, mas esta edição do levantamento já traz algumas novidades interessantes, como, por exemplo, o grande número veículos independentes, em sua maioria nativos digitais, estreando com conquistas de grande relevância nacional e internacional”, destaca Fernando Soares, editor deste Portal dos Jornalistas e coordenador da iniciativa. “Outro aspecto positivo foi que após um hiato de um ano, causado pela pandemia e pela impossibilidade de realizar eventos presenciais, quase todas as premiações que interromperam suas atividades em 2020 retomaram neste ano. Somadas aos novos prêmios que o Ranking passou a considerar, teremos uma das maiores edições de nossa história”.
Criado em 2011, o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira analisa os resultados de premiações jornalísticas regionais, nacionais e internacionais, atribuindo pontuações que variam de 5 a 100 pontos, de acordo com a relevância, amplitude geográfica e temas das iniciativas analisadas.
Com algumas iniciativas ainda por anunciar resultados, esta edição do Ranking deverá superar pela primeira vez a marca de 10 mil jornalistas citados no levantamento. Eles representam mais de mil veículos das mais diferentes regiões do Brasil.
Confira o calendário de divulgação desta edição do Ranking:
- 22/12: +Premiados Jornalistas do Ano (Nacional e Regionais)
- 5/1: +Premiados Jornalistas da História (Nacional e Regionais)
- 12/1: +Premiados Veículos do Ano (Nacional e Regionais)
- 19/1: +Premiados Veículos da História (Nacional e Regionais)
- 26/1: +Premiados Grupos de Comunicação do Ano e da História
- Leia também: CNN anuncia a contratação de 14 especialistas