Os investimentos em publicidade somaram R$ 132 bilhões no Brasil em 2015, aponta o mais recente estudo da Kantar Ibope Media. O levantamento, que acompanha e monitora os principais meios de comunicação do País, identificou que o montante foi 9% superior ao volume registrado em 2014, porém, quando considerada a inflação do período, observou-se uma leve retração de 0,9% no total investido em 2015. Entre os meios, tevê tem a maior participação do bolo publicitário, com 69,6% do volume total de investimentos. Na sequência aparecem jornal (R$ 16,9 bilhões) e display, que alcançou R$ 8,7 bilhões e participação de 6,6% no montante total. Em 2015, a Kantar Ibope ampliou a cobertura de sites e portais monitorados e reformulou a metodologia de coleta desta publicidade online. Além disso, com o início da mensuração de links patrocinados nos principais sites de busca do País, foi possível mensurar o investimento dos principais anunciantes na categoria de search, que chegou a R$ 1,6 bilhão. A participação conjunta desses formatos digitais chega a 8% do bolo publicitário. Já os gastos em mídia exterior (out-of-home), que agora representam outdoor e mobiliário urbano, somaram R$ 1,5 bilhão no ano passado (1,2% do total).