O Facebook publicou nessa quinta-feira (3/3), em grandes jornais do País, um anúncio de página inteira no qual critica o Projeto de Lei 2630/2020, o PL das Fake News, argumentando que o texto “traz consequências negativas às pequenas empresas que usam publicidade online para vender mais e gerar mais empregos”.

Segundo o anúncio, “o PL das Fake News deveria combater fake news. E não a lanchonete de seu bairro”, dizendo que até mesmo uma pequena lanchonete de bairro seria impedida de fazer anúncios no Facebook e em outras redes sociais. O PL prevê, entre outros fatores, a proibição de disparos em massa e a limitação do uso de dados pessoais dos usuários de redes sociais.

O Facebook incluiu no anúncio dados como o fato de que pequenas e médias empresas foram responsáveis por 78% dos empregos gerados no Brasil; 82% dos empreendedores que usam publicidade direcionada no Brasil acham que ela é importante para o crescimento da empresa; e 84% a consideram efetiva na busca por novos clientes (Fontes: Sebrae e Deloitte).

O PL faz Fake News tem sido classificado por especialistas em checagem de fatos e desinformação como ineficaz e que poderia causar aumento no cerceamento da liberdade de expressão. Alguns tópicos do texto são criticados, como a obrigatoriedade do uso de CPF válido para abrir uma conta nas redes sociais, e por conferir às autoridades a competência para identificar conteúdos falsos. Os especialistas dizem que uma alternativa melhor seria apostar na educação midiática da população.

Com informações do Portal Imprensa.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments