Veículos e comunicadores brasileiros são finalistas em sete das 14 categorias do Prêmio de Excelência Jornalística 2022, da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). Os vencedores devem ser anunciados em agosto, e a cerimônia de premiação será na assembleia anual da entidade, em Madrid, na Espanha, de 27 a 30 de outubro.
Na categoria Caricatura, é finalista Marcus Vinícius Luna dos Santos Billo, do Jornal Tribuna Independente (AL), com a charge Quando o fake news prevalece. Em Cobertura Noticiosa, o Poder360 está entre os finalistas com a cobertura da Lava Jato.
Na categoria Direitos Humanos e serviço à Comunicade, o coletivo Artigo 19 aparece entre os finalistas, com a campanha Já imaginou perder o lar?. E em Opinião, Andreia Pereira da Silva, colunista do Jornal Hoje em Dia (MG), é finalista com sua Coluna Perspectiva Racial.
O podcast A Vida Secreta de Jair, do UOL Investiga, é finalista na categoria Jornalismo em Profundidade. Apresentado pela colunista Juliana Dal Piva, o projeto teve participação de Gabriela Sá Pessoa, Amanda Rossi, João Pedro Pinheiro (edição de áudio), Eric Fiori, Santhiago Lopes, Natália Mota, Gisele Pungan e René Cardillo. A coordenação é de Juliana Carpanez e Flávio Costa.
O CNN Sinais Vitais está entre os finalistas na categoria Jornalismo sobre Saúde com sua cobertura especial sobre Cuidados Paliativos. E em Jornalismo Universitário, Brenda Aparecida Furtado Marchiori é uma das finalistas com o artigo Produção científica na USP é marcada por desigualdade de gênero, aponta estudo, publicado no Jornal da USP.
- Leia também: Carlos Tramontina deixa a Globo após 43 anos