Um conteúdo:
Djamila Ribeiro, escritora e mestra em Filosofia Política, lançou o curso online e gratuito Jornalismo contra-hegemônico: reflexões para um novo presente. A formação, que apresenta um panorama de como o jornalismo pode ser mais diverso e inclusivo, conta com o apoio da Abraji e está disponível no canal do YouTube Feminismos Plurais.
Dividido em dez episódios que vão ao ar às 19h, sempre com duas exibições semanais, às terças e quintas, a iniciativa é uma parceria do YouTube Brasil e conta com produção executiva de Casé Fala, e roteiro de Fernanda Bastos.
Alguns professores da Feminismo Plurais, como o coordenador Tiago Vinícius, as professoras Juliana Borges, Marjorie Chaves e Thiago Teixeira, os especialistas em tecnologia Sil Bahia e Ronaldo Lemos, as jornalistas Sônia Bridi e Adriana Ferreira, a pesquisadora indígena da Universidade Federal de Goiás Mirna Anaquari, e o especialista em Comunicação Inclusiva André Fischer, também fazem parte do projeto.
O conteúdo programático abordará temas como desinformação, teoria feminista negra, lugar de fala, imprensa negra, feminista, LGBTQIA+ e indígena. Djamila afirma que neste momento, especialmente com avanço das fake news, é ainda mais importante o compromisso para combater o preconceito, “as injustiças e a desinformação e, assim, fortalecer o espaço cívico e a nossa democracia”.
Também participam o cofundador da AFRO.TV Paulo Rogério Nunes; a advogada e apresentadora Gabriela Prioli; o professor de Direito da Universidade Federal de São Paulo Renan Quinalha; a fundadora da Damata Make-up Daniele Damata; e Tiago Rogero, diretor da Abraji.
O #diversifica é um hub de conteúdo multiplataforma sobre Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) do Portal dos Jornalistas e da newsletter Jornalistas&Cia. Ele conta com os apoios institucionais da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), International Center for Journalists (ICFJ), Meta Journalism Project, Imagem Corporativa e Rádio Guarda–Chuva.