Barnabé Medeiros Filho (ex-Folha de S.Paulo e O Globo) realiza na próxima 2ª.feira (17/3) o debate “Os 50 anos do golpe de 1964” para promover o lançamento de seu livro,
1964 – O golpe que marcou a ferro uma geração (Nova Alexandria, R$ 37). Medeiros vai discutir o impacto desse período na história do Brasil com o cientista político Reginaldo Moraes (Unicamp) e o historiador Murilo Leal (Unifesp).
Lançada no final de janeiro, a obra traz, segundo o autor, um retrato da geração que cresceu no período entre a renúncia de Jânio Quadros (1961) e o atentado no Riocentro (1981). “O primeiro evento (a renúncia) dá início ao período de instabilidade política que levará ao golpe de 1964. O segundo marca o desmanche final da ditadura, após uma frustrada tentativa dos órgãos de repressão de reverter o processo de democratização”, comenta ele, que mescla passagens de sua vida ao retratar esse período. A partir das 18h30, no auditório da Livraria Martins Fontes (av. Paulista, 509). Mais informações ([email protected]).