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terça-feira, novembro 26, 2024

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Motorpress anuncia mudanças e inicia novo direcionamento digital de suas marcas

A Motorpress Brasil está promovendo uma série de mudanças que envolvem desde alterações nos projetos gráficos de suas publicações até um novo posicionamento mercadológico de seus produtos. A primeira é no próprio nome da empresa, que a partir de agora passa a se chamar Motorpress Mídia Brasil. Apesar de aparentemente pequena, essa mudança deverá nortear todo o seu futuro, que segundo a fundadora e atual presidente do Conselho Editorial Isabel Reis “deixa de ser simplesmente uma editora e passa a atuar como uma empresa de soluções”. A posição é reforçada pelo presidente Adrian Lualdi, que aproveitou a edição de maio da revisa Carro, que chegou às bancas na última semana, para anunciar a nova missão da empresa: “Ser a maior e a melhor empresa de informação, comunicação e educação especializada em veículos motorizados no Brasil”. Com isso, a marca pretende reforçar a imagem não apenas de fornecedora de conteúdos, mas também de prestadora de serviços, e retoma uma tendência que já tentava emplacar desde quando ainda publicava a revista semanal Carro Hoje, descontinuada em novembro de 2012, e que era orientada para prestação de serviços. A própria revista mais tarde teve importante papel na definição do novo projeto do site Carro Online, que foi ao ar em agosto de 2013, e que trouxe entre suas principais novidades a criação de uma ferramenta que permitia aos usuários criar seus próprios comparativos de automóveis, selecionando até três modelos diferentes e conferindo a eles atributos técnicos, de equipamentos, preço e desempenho. “A partir de agora a gente passa não somente a oferecer conteúdo, mas também um trabalho 360º, até porque o próprio Carro Online já é mais voltado para orientação de compra, direcionamento que deve ser acentuado”, destaca Isabel. “Vamos oferecer ações casadas com determinadas marcas e modelos, de maneira que possamos reforçar as ações promocionais, e fazendo com que o internauta termine sua navegação pela nossa página com sua escolha de compra definida”. Mas se a empresa novamente aposta nessa tendência de serviços, desta vez suas principais fichas serão colocadas principalmente nas plataformas digitais e em sua integração com o impresso. Uma das principais novidades, adiantada no começo do mês durante a cerimônia de premiação do concurso Best Cars 2014, foi a parceria com a empresa norte-americana RevMaker, especialista em tecnologia e modelos de negócio no setor automotivo. A empresa trabalha para implantar até o final do mês, na página do Carro Online, ferramentas tecnológicas que analisam o perfil do usuário para oferecer anúncios mais alinhados com os seus interesses e auxiliam na conexão entre potenciais compradores e vendedores. “É algo nunca visto no Brasil em termos de performance, funcionalidade e modelo de negócio, capaz de auxiliar compradores de carros num patamar inédito”, destaca Andrés Bruzzone, que foi recentemente contratado e assume como publisher das publicações da Motorpress. “Para a indústria, trará novas formas de atingir seu público de maneira muito mais eficaz”. Formado em Ciências da Comunicação pela Universidad de Buenos Aires e Filosofia pela USP, Andrés foi editor da Playboy na Argentina e correspondente em Paris da Editorial Perfil, maior editora de revistas da Argentina, além de ter sido um dos responsáveis pelo lançamento da revista Caras no Brasil, tendo dirigido o escritório do Rio de Janeiro e eventos como a Ilha de Caras. Foi diretor superintendente da Editora Abril, período em que promoveu o lançamento da revista semanal Recreio e a criação da Abril Digital. Desde 2008 vinha atuando como consultor, desenvolvendo e implantando projetos para empresas europeias e americanas na região. Além Bruzzone e da equipe da RevMaker que passa a atuar integralmente na implantação do novo projeto, a Motorpress reforçou sua equipe com Félix Fassone (ex-Editora Abril, Caras e Contigo), Cacau Tyla (ex-Quatro Rodas) e Cláudia Cepukas (ex-WebMotors), e deve aumentar ainda mais a equipe nos próximos meses, como indicou Isabel Reis. Apesar da chegada de Andrés, a estrutura e autonomia das revistas seguirão inalteradas. Dessa maneira, continuam no comando das revistas os diretores de Redação Mário Sérgio Venditti (Carro), Venício Zambeli (Racing), Gabriel Berardi (Motociclismo) e Marcos Villela (Transporte Mundial). “As redações da Motorpress já contam com profissionais de grande calibre e experiência e que continuarão tocando o dia a dia”, lembra o publisher. “Minha intervenção terá mais a ver com a implantação de um novo pensamento estratégico digital, trazendo uma cultura digital para uma empresa que tem uma essência off-line. Na verdade a grande mudança está justamente em eliminar essa fronteira que existe entre as duas plataformas. Quando a gente elimina essa barreira, conseguimos focar na atenção à necessidade do usuário e temos melhores condições de oferecer ferramentas e soluções, sejam elas para o papel ou para o digital”. Novo projeto gráfico – Além das mudanças e das novas ferramentas implantadas em suas páginas na internet, os quatro títulos da Motorpress irão, gradativamente, apresentar novidades também em suas versões impressas. A primeira foi na edição de maio da Carro, que chegou às bancas com novidades na última semana. Além de crescer para 180 páginas, trouxe novas seções e aumentou a quantidade de dados analisados nas avaliações dos veículos. Sport Life – Única revista da Motorpress cujo foco não tinha nenhuma relação com o tema motor, a Sport Life trocou de mãos com a implantação do novo posicionamento estratégico da empresa e a partir de agora passa a ser editada pela Editora Alto Astral, que assume a licença da publicação. Vanessa de Sá permanece como editora-chefe na nova casa.

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