O jornalista Hélio Doyle será o novo presidente da Empresa Brasil Comunicação (EBC). O anúncio foi feito nessa quinta-feira (26/1) pelo ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), Paulo Pimenta, no Twitter.
Aos 72 anos, Hélio formou-se em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Na mesma instituição, fez mestrado em Comunicação e doutorado em História das Relações Institucionais. Também foi professor da universidade. Trabalhou como jornalista em diversos veículos e foi presidente da Fenaj e chefe da Casa Civil do GDF na gestão do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB).
Além de Hélio, o ministro Paulo Pimenta anunciou outros integrantes da direção da EBC: as jornalistas Flávia Filipini e Nicole Briones, a mestre em Literatura e roteirista Antonia Pellegrino, e o historiador Jean Lima. Pimenta também agradeceu o trabalho de Kariane Costa, presidente interina da empresa.
O ministro informou nas últimas semanas que fará mudanças na EBC. O canal NBR, que pertence à empresa, voltará a ser uma TV governamental, divulgando ações do governo, enquanto a TV Brasil continuará como um canal independente. No governo Bolsonaro, os canais tiveram suas programações fundidas. Além disso, em janeiro, o presidente Lula removeu a EBC do programa de privatização do Governo Federal.
- Leia também: Gravações mostram suposto envolvimento de governador do MT em esquema contra jornalista