O Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) lançou a segunda edição do programa Jogo Limpo, que apoiará e financiará projetos com foco no combate à desinformação. A iniciativa, que tem financiamento do YouTube Brasil, está com inscrições abertas até 12 de março.
Podem ser inscritas propostas de jornalistas, fact-checkers e até de profissionais fora da comunicação, mas que trabalharam contra a desinformação em qualquer área do conhecimento nos últimos seis meses.
Os selecionados receberão cinco meses de mentoria com especialistas, um financiamento de até 13.750 dólares por projeto e a oportunidade de divulga-lo com apoio do ICFJ e do YouTube Brasil.
As propostas devem se encaixar em uma das três categorias da iniciativa:
Produção de conteúdo (novos formatos para checagem de dados, novos produtos/serviços relacionados à checagem de dados, mapeamento da desinformação, entre outros);
Desenvolvimento tecnológico (chatbots novos ou atualizados, bancos de dados novos ou atualizados, ferramentas de monitoramento da disseminação de desinformação, entre outros);
Alfabetização midiática (workshops, webinars ou outros treinamentos, apoiar autoridades e organizações na compreensão e combate à desinformação, entre outros).
Mais informações e inscrições aqui sobre o Jogo Limpo aqui.
Leia também:
- Isabela Scalabrini deixa a Globo após 44 anos
- Vai até sexta, 10/2, o prazo para participar da Pesquisa Mega Brasil