O Instituto Philos Org, em parceria com o portal Integridade ESG, da Insight Comunicação, lançou o Anuário Saúde Mental nas Empresas 2023. A publicação traz o ranking das empresas brasileiras e dos setores que mais investem no bem-estar e na saúde mental dos colaboradores, nos âmbitos público e privado.
Disponível na versão online, o anuário analisou os dados da Global Reporting Initiative das cem maiores empresas do Brasil referentes aos investimentos corporativos no âmbito das questões relacionadas ao bem-estar dos colaboradores. GRI é uma organização internacional de padrões independentes, que avalia governos e instituições sobre os impactos em questões como as alterações climáticas, os direitos humanos e a corrupção.
No Brasil, os transtornos mentais e comportamentais ocupam a terceira causa de incapacidade para o trabalho, correspondendo a 9% na concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Mesmo assim, até 2020, a participação do tema na agenda ESG permanecia tímida. Com os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a saúde mental da população, a insegurança e o medo gerados por mais de 700 mil mortes, e a total perda de referências de trabalho e renda, esse panorama começou a se alterar.
Para estabelecer uma análise justa e de caráter científico, o Instituto Philos Org identificou, com a colaboração de especialistas no tema, as melhores práticas de promoção da saúde mental, tendo como referência os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A abordagem teve em vista as dimensões que afetam o cuidado com a saúde mental num ambiente corporativo, integradas à experiência do indivíduo como um todo, em sociedade.
A equipe que editou o Anuário é composta por Carlos Assis e Jorge Sales, da Philos Org, na pesquisa e redação inicial; Cíntia Castro, João Bettencourt e João Pedro Faro, da Insight, na redação final e edição.
Leia também: