A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lançará o projeto Monitor de Assédio Judicial contra Jornalistas. O lançamento será feito durante a realização do debate O que é assédio judicial contra jornalistas? Como identificar, monitorar e combater, em 24/4, às 19h, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), em São Paulo. Nele, especialistas e profissionais discutirão o uso de perseguições judiciais como barreira para a liberdade de imprensa.
Apoiado pela Unesco, o monitoramento analisou e sistematizou episódios de assédio judicial sofrido por profissionais no Brasil. Com metodologia própria, que define o que é o assédio judicial e como identificá-lo, o relatório se concentra em casos cujo alvo sejam atividades jornalísticas em temas de interesse público.
Para a coleta de dados, consulta e construção, a iniciativa contou com a consultoria de Rafael Mafei, advogado e professor de Direito da USP e da ESPM, Tornavoz, Ajor, FMMSA, RSF e Palavra Aberta, entre outros. O objetivo do projeto é oferecer um meio público de acompanhamento e visibilidade para vítimas de ações judiciais abusivas.
Além de presencial, o evento será transmitido online pelo canal da Abraji no YouTube.
Leia também: ONU oferece workshop gratuito sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável