A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Internacional – Brasil abriram um processo seletivo que levará seis jornalistas que atuam na Amazônia Legal para o 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, que ocorrerá de 11 a 14 de julho de 2024, na ESPM, em São Paulo. As inscrições vão até 19 de maio.
Podem se inscrever no processo jornalistas de Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão que tenham experiência em cobertura de questões ambientais. Serão priorizadas as candidaturas de pessoas que tenham publicado ao menos uma reportagem sobre crimes ambientais, impactos socioambientais de grandes obras de infraestrutura ou defensores/as ambientais. As inscrições estão abertas tanto para jornalistas experientes como em início de carreira.
Os seis jornalistas selecionados terão acesso a palestras, rodas de conversa, cursos e oficinas do evento, incluindo o 6º Domingo de Dados e o XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo.
A organização do processo pagará hospedagem e viagem dos selecionados. Os jornalistas receberão também ajuda de custo de alimentação durante o Congresso. Segundo o regulamento, os selecionados devem se comprometer a responder aos questionários de avaliações sobre a programação do evento, especialmente sobre questões ambientais.
Confira o regulamento completo e inscreva-se aqui.