Veículos de notícias brasileiros compartilharão suas experiências com a inteligência artificial no Festival 3i 2024. O evento discutirá o papel dessa tecnologia no jornalismo e nas eleições, bem como formas de utilizá-la. Organizado pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), o encontro ocorrerá de 13 a 15 de junho, no Rio de Janeiro.

Apesar das controvérsias, a inteligência artificial já impulsionou casos de sucesso em redações jornalísticas. No festival, três veículos discutirão a implementação e o impacto da IA em seu trabalho. O Núcleo Jornalismo, pioneiro no Brasil na publicação de diretrizes para o uso de IA, compartilhará seu processo de criação dessa política.

A Agência Pública demonstrará como utiliza ferramentas de IA para monitorar a influência de seu jornalismo. E Aos Fatos apresentará o funcionamento do chatbot Fátima, que usa tecnologia avançada para responder aos leitores sobre as checagens de fatos realizadas pelo veículo.

O evento também incluirá os workshops O uso de IA para a produção de conteúdo jornalístico e Como cobrir as eleições de 2024 a partir da conexão entre democracia e tecnologia, IA e plataformas sociais. Além disso, será apresentado um projeto da Agência Bori, em parceria com a Fundação Conrado Wessel, que utiliza IA para tornar as informações científicas mais acessíveis.

Confira a programação completa aqui.

Leia também: CNN Brasil remove jornal da programação e promove Débora Bergamasco

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments