A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lançou um site sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 206/2012, a PEC do Diploma do Jornalista, que restabelece a obrigatoriedade da formação superior específica no País. O site traz informações sobre a luta da entidade e de seus 31 sindicatos filiados pela aprovação da proposta.
O site dá acesso ao placar de votos da PEC, que tramita na Câmara dos Deputados. No momento da publicação deste texto, são 169 votos favoráveis à aprovação do projeto, que acrescenta os parágrafos 7º e 8º ao art. 220 da Constituição Federal, para dispor sobre a profissão de jornalista, voltando a exigir o curso superior de Jornalismo.
Traz ainda argumentos favoráveis para a exigência do diploma do jornalista no exercício da profissão; uma retrospectiva da luta em defesa da formação superior, onde as pessoas podem consultar um resumo histórico e as principais datas; e a relação dos votos dos líderes partidários que já declararam apoio à PEC. Confira o site aqui.
- Leia também: ABMN estreia videocast sobre ESG