A Fundacão Gabo anunciou na última sexta-feira (5/7), em Bogotá, os trabalhos vencedores do Prêmio Gabo 2024. Mais uma vez o Brasil foi destaque entre os premiados, neste ano com as conquistas das categorias Imagem, pela TV Globo, e Cobertura, pelo site InfoAmazonia, este último, em parceria com profissionais de outros dez países.
O reconhecimento da TV Globo veio a partir do documentário Vale dos Isolados – O assassinato de Bruno e Dom, dirigido por Sônia Bridi e com participações de Paulo Zero, Alan Graça Ferreira, Alice Melo, Cristine Kist, Clarissa Cavalcanti, Andrey Frasson, Claudio Guterres, Eulym Ferreira, Marrey Júnior e Flávio Lordello.
Já a InfoAmazonia, em parceria com os sites La Liga contra el Silencio (Colômbia) e Armando.info (Venezuela), foi premiada pelo especial Amazon Underworld, que expôs casos de crime e corrupção na floresta amazônica. No total, mais de 30 jornalistas, de 11 países, participaram do trabalho.
Outro destaque da edição foi para o trabalho La noche de los caballos: el rescate equino más grande de América del Sur, publicado na revista argentina Gatopardo. Com a conquista dos troféus nas categorias Texto, para Diego Fernández Romeral, e Fotografia, para Anita Pouchard Serra, a reportagem foi a primeira na história da premiação a vencer em duas categorias no mesmo ano do prêmio.