O Grupo RBS lançou nessa segunda-feira (15/7) o livro GDI: Bastidores e Prática do Jornalismo Investigativo, sobre o Grupo de Investigação (GDI) da RBS especializado em investigações jornalísticas de corrupção e esquemas criminais.
A obra traz 13 textos que mostram como surgiu a ideia de criar um grupo especializado em jornalismo investigativo dentro da RBS, explicando a origem e a trajetória do GDI. O livro apresenta ainda aos leitores técnicas de apuração e bastidores de casos de investigação e denúncias que tiveram consequências práticas para o Rio Grande do Sul.
Marta Gleich, curadora da obra e diretora-executiva de Jornalismo e Esporte da RBS, destaca a importância de se investir em Investigação dentro de redações jornalísticas, algo que nem todos os veículos fazem: “A relevância e credibilidade que a investigação confere a marcas jornalísticas é imensurável, pelo poder de transformar na sociedade aquilo que está errado e de contribuir efetivamente para as comunidades resolverem seus problemas”.
Além de Gleich, também assinam a obra Nelson Sirotsky, publisher e membro do Conselho da RBS, e os repórteres investigativos Adriana Irion, Carlos Rollsing, Diego Araújo, Giovani Grizotti, Humberto Trezzi e Rodrigo Lopes. Também participam do livro jornalistas que já trabalharam no Grupo de Investigação, como Carlos Etchichury, Dione Kuhn, Jaime Silva e Rodrigo Müzzel, além da consultora jurídica Débora Dalcin e do presidente-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e membro do Conselho Editorial da RBS, Marcelo Rech.