O Grupo RBS lançou nessa segunda-feira (15/7) o livro GDI: Bastidores e Prática do Jornalismo Investigativo, sobre o Grupo de Investigação (GDI) da RBS especializado em investigações jornalísticas de corrupção e esquemas criminais.

A obra traz 13 textos que mostram como surgiu a ideia de criar um grupo especializado em jornalismo investigativo dentro da RBS, explicando a origem e a trajetória do GDI. O livro apresenta ainda aos leitores técnicas de apuração e bastidores de casos de investigação e denúncias que tiveram consequências práticas para o Rio Grande do Sul.

Marta Gleich, curadora da obra e diretora-executiva de Jornalismo e Esporte da RBS, destaca a importância de se investir em Investigação dentro de redações jornalísticas, algo que nem todos os veículos fazem: “A relevância e credibilidade que a investigação confere a marcas jornalísticas é imensurável, pelo poder de transformar na sociedade aquilo que está errado e de contribuir efetivamente para as comunidades resolverem seus problemas”.

Além de Gleich, também assinam a obra Nelson Sirotsky, publisher e membro do Conselho da RBS, e os repórteres investigativos Adriana Irion, Carlos Rollsing, Diego Araújo, Giovani GrizottiHumberto Trezzi Rodrigo Lopes. Também participam do livro jornalistas que já trabalharam no Grupo de Investigação, como Carlos EtchichuryDione Kuhn, Jaime SilvaRodrigo Müzzel, além da consultora jurídica Débora Dalcin e do presidente-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e membro do Conselho Editorial da RBS, Marcelo Rech.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments