Jacira Silva, de 73 anos, foi a grande homenageada em 26/7 na entrega do Prêmio Jacira Silva, durante a 17ª edição do Festival Latinidades, em Brasília. “É o reconhecimento dos colegas pela nossa trajetória e o pouco que a gente consegue fazer para transformar e para contribuir para uma comunicação democrática, plural, não sexista”, disse Jacira. “Espero que eu mantenha a minha coerência política e a minha dignidade como ser humano e que eu possa sempre representá-los e representá-las com muito Axé”. Foram premiadas, na categoria Jornalistas Negras, Juliana Cézar Nunes, gerente da Agência Brasil, Maju Coutinho, da Rede Globo, e Basília Rodrigues, da CNN.

Jacira começou a cursar Comunicação após quatro tentativas para entrar na UnB. “Eu não passava porque trabalhava, tinha dois empregos, sempre fui de escola pública”, afirmou. Ela foi a primeira negra a assumir a Presidência do Sindicato dos Jornalistas do DF, entre 1995 e 1998, e fundou a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira/DF). Iniciou a carreira como revisora da gráfica do Congresso Nacional. Passou por Correio Braziliense, Jornal de Brasília, além de rádios e jornais comunitários.

Também atuou na assessoria do Ministério da Educação e da Funarte, e de outros órgãos públicos, além de participar do movimento sindical no DF. Atualmente, é diretora de Condições de Trabalho e Qualidade de Vida do Sindicato. (Com informações da Agência Brasil)

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments