A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) anunciou os vencedores do Prêmio de Excelência Jornalística 2024, que reconhece os melhores trabalhos jornalísticos das Américas e da Espanha em 12 categorias. A Agência Mural e o portal Metrópoles são os dois veículos brasileiros entre os vencedores.
O Metrópoles venceu a categoria Cobertura Noticiosa de Atualidade com a reportagem Estradas de Papel. Na investigação jornalística, Jade Abreu, Sarah Teófilo e Natália Portinari abordaram o uso desastroso de recursos públicos através da empresa pública Codevasf. A reportagem apurou casos de corrupção e peculato envolvendo obras de pavimentação com verbas federais.
E a Agência Mural venceu a categoria Jornalismo de Dados e Infográficos com o especial Panorama das favelas de São Paulo, que mostra a realidade das favelas de São Paulo unindo textos, fotos e gráficos. O projeto é feito por Ingrid Fernandes, José Florentino e Paulo Talarico.
E a brasileira Bárbara da Cunha Niedermeyer venceu o Prêmio Universitário de Jornalismo com o texto Vamos falar de morte, sobre os direitos dos pacientes terminais no Brasil.
Confira a lista dos vencedores aqui.