A exposição World Press Photo 2024, que destaca grandes trabalhos do fotojornalismo mundial, estará disponível para visitação em São Paulo, a partir do próximo sábado (14/9), na Caixa Cultural São Paulo. A exposição trará as 129 fotografias, incluindo as vencedoras, da 67ª edição do concurso World Press Photo. Trabalhos brasileiros estão entre as fotos expostas.
As fotografias estão dividas em 24 projetos vencedores e seis menções honrosas, de 33 fotógrafos de 25 países, incluindo o Brasil. Neste ano, foram premiadas fotos nas categorias Individual, Reportagem (4 a 10 fotografias), Projetos de Longo Prazo (24 a 30 fotografias) e Formato Aberto (projetos com fotos que utilizam uma variedade de mídias e técnicas de narrativa).
Fotografias de quatro fotógrafos brasileiros estarão na exposição. Lalo de Almeida venceu a categoria Individual na América do Sul com o projeto Seca na Amazônia, que retrata a realidade de Porto Praia, lar dos povos indígenas Ticuna, Kokama e Mayoruna, que não tem acesso rodoviário.
Gabriela Biló, fotógrafa radicada em Brasília, recebeu menção honrosa com a série de fotos Insurreição, sobre a invasão das Praças dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 após o resultado das eleições presidenciais de 2022.
E os fotógrafos Felipe Dana e Renata Brito foram premiados na categoria Formato Aberto com o ensaio À Deriva, que conta a história de um barco vindo da Mauritânia, cheio de imigrantes mortos, que foi encontrado na costa da ilha caribenha de Tobago.
A exposição ficará disponível de 14 de setembro a 10 de novembro na Caixa Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro). O horário de visitação é das 10h às 18h de terça-feira a sábado, e das 9h às 17h aos domingos.