O Troféu Decio Paes Manso de Contribuição à Comunicação Corporativa integra a edição 2024 do Prêmio Jatobá PR, uma iniciativa do GECOM – Grupo Empresarial de Comunicação.

Este ano, a homenageada será a ABCPública, fundada em 2016 e com mais de 360 associados de todo o Brasil. A associação receberá o troféu no dia 2 de dezembro de 2024, durante o evento de premiação.

“Os membros da ABCPública recebem com muita alegria e senso de compromisso a indicação para o Troféu Decio Paes Manso de Contribuição à Comunicação Corporativa”, afirmou o presidente da associação, Jorge Duarte. “O Prêmio Jatobá é um grande reconhecimento no mundo da comunicação no Brasil, e essa indicação reforça o esforço de todos nós em garantir uma comunicação pública ética, transparente e de qualidade, sempre com foco na cidadania e no benefício da sociedade”.

O troféu foi criado em homenagem ao diretor do GECOM Decio Paes Manso (foto), um dos idealizadores da premiação, falecido em fevereiro de 2023. No mesmo ano, foi entregue à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial − Aberje.

Decio Paes Manso

Se sua organização tem um bom case de PR e acredita que ele merece um prêmio, inscreva-o no Jatobá PR. São 34 categorias: 11 para grandes agências, 11 para butiques, 11 categorias para as demais organizações, e uma internacional aberta a todos. As inscrições vão até 30 de setembro. Saiba mais sobre o Prêmio Jatobá PR 2024 aqui.

 

O comunicador público Fernando Souza assume o Comitê de IA da ABCPública

O Comitê Temático de Inteligência Artificial da ABCPública foi criado em 2023 para discutir o uso de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) na comunicação pública no Brasil. Até este mês, coordenava o grupo o jornalista Murilo Hildebrand de Abreu (MPF).

Agora, quem assume a liderança das atividades é Fernando Souza, assessor de Comunicação da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial e diretor da ABCPública no Maranhão. Ele, inclusive, é o profissional responsável pela redação da Recomendação nº 1 de 2024, sobre Inteligência Artificial, publicada pela associação. Saiba mais aqui e no bate-papo que tivemos com Fernando:

Fernando Souza

Como foi o processo de desenvolvimento da Recomendação Nº 1?

“O processo foi colaborativo, trazendo contribuições de diversos colegas que compõem o Comitê de IA, analisando documentos, artigos e extraindo informações de seminários promovidos por instituições públicas e privadas acerca do uso da inteligência artificial. Após essa coleta, nos debruçamos em depurar tudo aquilo que interessa especificamente à comunicação pública, a fim de extrair aquilo que é mais essencial para subsidiar nossa atividade.”

Quais os próximos passos do Comitê?

“Temos, agora, o desafio de reestruturar nosso Comitê, trazendo pessoas para oxigenar e trazer ideias que possam promover um debate sempre plural e propositivo.”

Qual a importância do Comitê para a Comunicação Pública?

“Penso que o Comitê de IA tem uma função essencial de acompanhar o rápido processo de mudança pelo qual estamos passando, analisar o cenário e propor soluções assertivas. É um Comitê de extrema importância, capaz de apoiar profissionais de comunicação no desempenho com segurança de suas atividades diárias, especialmente aquelas que utilizam a inteligência artificial como suporte. Ao cabo, alinha-se ao propósito da nossa ABCPública, que, de forma geral, proporciona apoio, orientação e promove o importante intercâmbio entre teoria e prática, academia e mercado.”

Quer saber como colaborar com o Comitê? Envie mensagem para [email protected].

 

EBC SP tem novo coordenador de Jornalismo Digital

Eduardo Correa

O jornalista Eduardo Correia tem longos anos de experiência na comunicação pública e foi um dos pioneiros da ABCPública em SP. Historiador, mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP) e doutor em Jornalismo (UNB), integra a equipe chefiada por Juliana Cézar Nunes, gerente de Jornalismo da Agência Brasil em Brasília.

Antes da EBC, foi secretário de Comunicação da Prefeitura de Santo André, coordenou a área de comunicação e marketing da Ceagesp, foi assessor de imprensa da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, dentre outros cargos na comunicação pública.

 

Nota da Regional de São Paulo da ABCPública sobre as demissões em massa na TV Cultura

“A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), por meio de sua regional em São Paulo, demonstra preocupação com a situação da TV Cultura, diante do anúncio recente de demissões em massa pela Fundação Padre Anchieta, mantenedora da referida emissora.

Durante 64 anos, a TV Cultura fez história no jornalismo brasileiro e na programação cultural, servindo como inspiração para as emissoras públicas brasileiras. Agora, esse imenso legado da comunicação pública nacional está ameaçado, com a finalização abrupta de programas e demissões sistemáticas de profissionais.

A ABCPública, que atua na defesa da comunicação pública com foco no cidadão, no acesso à informação e na valorização do comunicador público, vê com consternação o corte de verbas, a finalização dos programas e a demissão de profissionais de diversas áreas, aos quais manifestamos nosso apoio.”

 

Conecta CLDF tem apoio da ABCPública

Seminário sobre comunicação e inovação, em Brasília, está com inscrições abertas

A Câmara Legislativa do Distrito Federal abrirá as portas para a comunicação e a inovação nos dias 6 e 7 de novembro, na primeira edição do Conecta CLDF. O seminário reunirá especialistas dos setores público e privado para levar a servidores, jornalistas, academia e sociedade discussões atuais sobre tecnologias inovadoras relacionadas à comunicação. O evento contará com palestras e mesas-redondas de instituições públicas e privadas. O seminário também será transmitido ao vivo pelo canal da TV Câmara Distrital no YouTube.

A palestra sobre Comunicação e Inovação no setor público abre o primeiro dia de programação. À tarde, haverá mesas-redondas sobre comunicação comercial e o uso da inovação no combate à desinformação, além do relacionamento com a imprensa para a promoção da cidadania. O dia terminará com a palestra de Rafael Figueiredo, secretário executivo de Transformação Digital de Recife, sobre a Comunicação Digital da prefeitura da capital pernambucana.

A manhã do dia 7 de novembro está reservada para palestra de Ênio Vergeiro, cofundador da GAIA Tecnologia e sócio da Cross Business Network, e de Rafael Marroquim, secretário de Comunicação de Recife, sobre a evolução das estratégias de comunicação na era digital. Além disso, o público poderá participar das mesas-redondas sobre o papel das TVs públicas na democracia; comunicação digital e inovação no setor público; e inteligência artificial no serviço público. A palestra de encerramento ficará por conta dos profissionais de comunicação da casa, que apresentarão A Comunicação 360º na CLDF.

SERVIÇO CONECTA CLDF

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments