Com a proximidade das eleições municipais de 2024, Roberta Garcia lançou o programa Papo de Preta Progressista (3P). Com transmissões semanais, ela entrevista mulheres negras de todo o Brasil que estão concorrendo a prefeituras e câmaras municipais. Além de dar visibilidade a seus projetos, as lives buscam estimular a reflexão sobre as desigualdades de gênero e raça na política institucional brasileira.

Até o momento, foram entrevistadas as candidatas a vereança de São Paulo Keit Lima (PSOL), Ivone Silva (PT) e Simone Nascimento (PT), além de Evelin Moreira (PT-Curitiba), Gleide Davis (PSOL-Salvador), Mônica Cunha (PSOL-RJ) e o Coletivo Vozes Negras Periféricas (PT), que disputa em Taboão da Serra (SP). Na disputa para prefeituras, estão Gabriella Borges (PSOL-BA), Talíria Petrone (PSOL-RJ) e Dandara Tonantzin (PT-MG).

Em entrevista ao portal Mundo Negro, Garcia destacou a importância da ocupação de mulheres negras na política para transformar o cenário atual: “A presença de mulheres negras em cargos políticos vai mudar a forma como a política é feita no Brasil, porque hoje a política no Brasil é conduzida por homens brancos. Sem pluralidade, sem corpos e vivências diferentes, continuaremos sendo lideradas por homens com a mesma visão de mundo”.

O 3P é transmitido ao vivo no Instagram da jornalista todas as terças e quartas-feiras, às 20 horas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments