Max Gonzales ([email protected]) informa que vai deixar seu posto de correspondente no Brasil da agência de notícias britânica Mergermarket (ION Group) em 30/9 para iniciar mestrado em Ciência da Informação (MCI) na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Aos 58 anos, ex-Folha de S.Paulo, AméricaEconomia e Info, ele diz que decidiu investir sua energia para ingressar no MCI por acreditar que há um novo espaço para conquistar no manejo da informação na era digital: “A quantidade de informação produzida digitalmente hoje faz os antigos bancos de dados dos jornais parecerem relíquias de museu, mas creio que é possível aliar esse ativo analógico ao poderio digital, e desenvolver novas formas de acesso à informação, seja no jornalismo, na dinâmica atual das empresas obrigadas a depender da informação digital, ou nos novos empreendimentos digitais. No fim do MCI espero ter criado um novo produto usando esse conhecimento e lançar um serviço digital de planejamento de viagens, com travel intelligence”.
Com base na cidade do Porto, estará disponível para escrever reportagens sobre Portugal ou mesmo a Europa, nos aspectos político, econômico, social, esportes, negócios e de empreendedorismo digital. Pode também produzir relatórios e estudos de negócios, com informações estruturadas e úteis para empresas brasileiras interessadas em conhecer o mercado português e preparar suas empreitadas internacionais: “Meus 15 anos de investigação de M&A intelligence no Mergermarket me ensinaram muito sobre o que um empreendimento necessita para florescer, sobreviver e prevalecer”.