A Justiça do Paraná determinou a retirada de reportagens do Jornal Plural, de Curitiba. Os textos falavam sobre um caso de coação a funcionários da Prefeitura de Curitiba, que receberam ordens de comprar ingressos para um jantar do PSD. A decisão, do juiz Marcelo Mazzali, foi dada em caráter liminar a pedido da coligação de Eduardo Pimentel, vice-prefeito e candidato à prefeitura de Curitiba pelo PSD.

A decisão judicial chegou à sede do Plural na quinta-feira (3/10), sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento. Foram retirados três reportagens e cinco posts de Instagram. Segundo o entendimento do juiz Marcelo Mazzali, os posts faziam “propaganda negativa” e poderiam criar “estados mentais artificias” contra o vice-prefeito. O jornal Plural declarou que vai recorrer da decisão e o caso deve ser julgado pela Justiça Eleitoral.

Entidades defensoras da liberdade de imprensa repudiaram a decisão judicial. Em nota conjunta, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor) e o Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná (Sindijor Norte) pediram para que a decisão “seja revista à luz do interesse público, uma vez que a liberdade de imprensa se trata de um importante pilar das sociedades democráticas. Sem acesso a informações produzidas com ética e responsabilidade de forma livre, resta prejudicada a capacidade das eleitoras e eleitores conseguirem formular senso crítico e opinião sobre os postulantes a cargos políticos”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments