Editor executivo e de Cultura da revista IstoÉ, Felipe Machado está lançando La Fiesta de Los Vivos (Afluente), livro que traz retratos de pessoas clicadas nas ruas da Cidade do México durante o tradicional desfile do Dia de Los Muertos, celebrado em 2 de novembro.
“Já passei o Dia dos Mortos no México algumas vezes e essa festa sempre me fascinou”, explica Machado, também autor de Palavra de Homem (2019), Um Lugar Chamado Aqui (2016), Bacana Bacana – Aventuras pela Copa do Mundo da África do Sul (2010), Ping Pong – Aventuras pela China Olímpica (2008), O Martelo dos Deuses (2007) e Olhos Cor de Chuva (2002). “É muito curioso ver como os mexicanos encaram a morte com alegria, ao contrário da tristeza que ela inspira na maioria dos povos. Os mexicanos celebram seus mortos valorizando a vida e acho que foi esse paradoxo que me atraiu na hora de registrar as expressões faciais desse povo maravilhoso durante essa festa colorida e popular”.
Para a produção da obra, Felipe selecionou 50 imagens registradas em 2017 e que dois anos mais tarde também foram exibidas em exposição homônima no Memorial da América Latina. Além das imagens, o livro traz textos em português, espanhol e inglês, que contaram com apoio da jornalista mexicana Brenda Estefan, colunista do jornal Reforma. Ela complementa: “É uma tradição que reflete a alma mexicana, um eco de nossas crenças, nossos desejos e nossos medos mais profundos. Nela, encontramos a esperança de que, embora o tempo desgaste nossos corpos, o espírito perdura para sempre”.
Para celebrar o lançamento, e a data, o autor, participará neste sábado (2/11), às 16h, do Festival Maquinaria, na Casa70Rio − Instituto Brando Barbosa (rua Lopes Quintas, 497), no Rio de Janeiro.
- Leia também: InfoMoney amplia equipe e anuncia promoções