*Matéria com contribuições de Franciane Ferreira, Lília Gomes e Alessandra Anselmo

Créditos: Agência CLDF

Com foco em debater novas tecnologias para melhor informar e, principalmente, entregar demandas mais urgentes à população, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) reuniu, em 6 e 7 de novembro, 33 especialistas em comunicação e inovação para o primeiro ConectaCLDF: Comunicação 360º. O evento foi apoiado pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e pela Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL), que são parceiras institucionais.

Ao longo dos dois dias, representantes dos Três Poderes, da academia e do mercado, de diversas partes do país, trouxeram experiências de sucesso e alternativas inovadoras para combater a desinformação, uso de inteligência artificial para aperfeiçoamento da comunicação pública, entre outros temas. Palestras e mesas redondas do seminário seguem acessíveis pelo YouTube da TV Câmara Distrital.

Além da presença de comunicadores públicos associados da ABCPública, o evento também contou com a participação do presidente Jorge Duarte, que fez a mediação de um painel intitulado Relacionamento com a Imprensa para a Promoção da Cidadania. “A informação precisa ser bem embalada para ter receptividade. É necessário um esforço grande de comunicadores para pensar como fazer uma comunicação que gere impacto. Um bom exemplo é o caso da linguagem simples. A demanda é antiga, mas só recentemente ganhou visibilidade porque recebeu uma bela embalagem, que fez sentido para diversos públicos de interesse”, destacou Jorge Duarte.

Jorge Duarte (Crédito: Agência CLDF)

Diretor de Comunicação da CLDF, e idealizador do seminário, Cleyton dos Santos explica que o evento é uma forma de promover a troca de experiências e discutir comunicação pública à luz da imprensa profissional, das instituições públicas, da academia e da tecnologia da informação. “A multidisciplinaridade é uma característica da comunicação pública eficiente nos tempos atuais. Ao reunir profissionais que lidam com comunicação, com inovação, pretendemos aperfeiçoar o serviço prestado pela própria casa e também pelas instituições públicas que participaram do seminário”.

A coletânea de “boas práticas” para otimizar os relacionamentos com a imprensa e o cidadão que foi gerada durante os debates merece ser conferida principalmente por jornalistas que produzem conteúdo de serviços.

Diretor de Comunicação da CLDF, e idealizador do seminário, Cleyton dos Santos explica que o evento é uma forma de promover a troca de experiências e discutir comunicação pública à luz da imprensa profissional, das instituições públicas, da academia e da tecnologia da informação. “A multidisciplinaridade é uma característica da comunicação pública eficiente nos tempos atuais. Ao reunir profissionais que lidam com comunicação, com inovação, pretendemos aperfeiçoar o serviço prestado pela própria casa e também pelas instituições públicas que participaram do seminário”.

A coletânea de “boas práticas” para otimizar os relacionamentos com a imprensa e o cidadão que foi gerada durante os debates merece ser conferida principalmente por jornalistas que produzem conteúdo de serviços.

 

Fique por dentro de algumas das boas práticas divulgadas no Conexão CLDF

Para combater a desinformação e otimizar o trabalho de jornalistas, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA) tem inovado nas ferramentas de relacionamento, com a ajuda do uso de inteligência artificial e de linguagem simples. Dentre as iniciativas destacadas pelo representante da SVSA, Edgard Rebouças, estão os Infográficos de Saúde e o programa Saúde com Ciência para enfrentamento à desinformação.

Dados extraídos diretamente de bancos de dados oficiais, explicados em linguagem simples e conteúdo visual são as estratégias que o CNIE usa para produzir regularmente os Infográficos de Saúde. Em outubro foram disponibilizados dados sobre intoxicação por chumbo no Brasil, paralisia infantil, botulismo, raiva e MPox.

Para combater a desinformação e promover a ciência como base para políticas públicas de saúde, o programa Saúde com Ciência está estruturado em cinco pilares: comunicação estratégica, cooperação interinstitucional, capacitação de profissionais, análise e monitoramento da desinformação, e responsabilização. Entre as ações estão campanhas educativas e análise de conteúdo online para desmentir notícias falsas, oferecendo canais para que o público possa denunciar informações suspeitas e acessar conteúdo confiável. O portal Saúde com Ciência centraliza essas informações e divulga relatórios sobre desinformação, ajudando a reduzir o impacto dessas fake news sobre as políticas públicas de saúde​.

Comunicação se une à transformação digital para prestar serviços aos cidadãos no Recife

A prefeitura do Recife é a que mais interage com seus cidadãos pelo WhatsApp no mundo, segundo dados da Meta, dona do aplicativo de mensagens. São 1,2 milhão de pessoas que recebem mensagens da prefeitura, que também foi a primeira do país a ter o seu perfil verificado pelo WhatsApp. A cidade tem uma população de quase 1,6 milhão de pessoas. Essas informações foram dadas por Rafael Marroquim, secretário licenciado de Comunicação do município, no Conecta CLDF.

Em momentos diferentes, Marroquim e Rafael Figueiredo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, detalharam a transformação da comunicação e as inovações digitais feitas pela administração municipal para que o foco da prefeitura fosse, efetivamente, a prestação de serviços ao cidadão. Ou o “cidadãocentrismo”, como definiu Figueiredo. Para isso, a prefeitura implementou a comunicação com o cidadão pelo WhatsApp, pelo aplicativo Conecta Recife e pelo site conecta.recife.pe.gov.br.

Associados da ABCPública no Conecta CLDF, da esquerda para a direita: Franchesca Bogo (Assembleia Legislativa MT); Franciane Ferreira (CLDF); Nilzete Brito (Câmara Petrolina); Kelly de Castro (TCE-CE); Alexandre Brandão (CLDF); Lília Gomes (MPT-MG); João Saraiva (CLDF)

Marroquim falou que, em geral, os sites das prefeituras são “jornadas do herói”, que mostram o prefeito inaugurando obras, recebendo pessoas ou fazendo outras atividades, mas que as pessoas procuram esses sites para resolver problemas: marcar consultas, tirar documentos, matricular crianças na escola, não para ver fotos do prefeito. “Essa fase já passou. É preciso informar o que importa para quem se importa com aquela informação”, disse ele. “A gente conseguiu trabalhar a comunicação como política pública, graças a três fatores. O primeiro é o entendimento de toda a administração que a função e a essência da comunicação no serviço público é a prestação de serviço com resultados”, afirmou.

Para que a prestação de serviço chegue ao usuário, ele disse que é importante usar uma linguagem com a qual o cidadão se identifique, seja simples, direta, com o uso de emojis, e que gere algum tipo de emoção – e esse seria o segundo fator que deu o norte da política de comunicação no Recife.

O terceiro fator que guia a política pública de comunicação no Recife, segundo Marroquim, é o entendimento do gestor de que a prestação de serviço vem em primeiro lugar, seguido do aprimoramento constante dos processos de prestação de serviço e, só depois, a expectativa de que o cidadão vá reconhecer o gestor como o responsável pela boa prestação dos serviços públicos na cidade.

“Nós trocamos a jornada do herói do prefeito pela jornada da vida do cidadão, nos lembrando dele ao ter o primeiro filho, na vacinação infantil, ao matricular os filhos na escola, ao precisar de documentos e em todas as fases importantes da vida dele”.

Confira todos os paineis do Conecta CLDF no canal da TV Câmara Distrital.

 

ABCPública faz parte da Comissão Julgadora do Prêmio EBC de Combate à Desinformação

O presidente da ABCPública, Jorge Duarte, é um dos jurados do prêmio da

Empresa Brasil de Comunicação (EBC), lançado este ano, que irá premiar projetos dedicados a combater informações que colocaram em risco os direitos fundamentais e a estabilidade democrática.

Os projetos foram analisados por comissões com representantes da EBC, da Secretaria de Comunicação/Secretaria de Políticas Digitais da Presidência da República, de organismo internacional e de instituições de pesquisa pública e privada.

O Prêmio EBC de Combate à Desinformação está dividido em duas vertentes. A primeira voltada para os veículos de comunicação, empresas ou organizações da sociedade civil, e a segunda direcionada aos profissionais das instituições parceiras da EBC que formam a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), com peças de rádio e TV.

O resultado preliminar dos projetos selecionados para a próxima etapa (fase de avaliação) do Prêmio está aqui. De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado final acontecerá ainda em novembro.

Saiba mais no site oficial da premiação: https://premio.ebc.com.br/.

O 5º Prêmio Conexão Inova terá categoria para Comunicação Pública: inscrições até 24 de novembro

O Prêmio Conexão Inova é uma ação da rede Conexão Inovação Pública para reconhecer e valorizar pessoas, organizações e laboratórios de inovação que realizam ações inovadoras no setor público brasileiro e nos demais países lusófonos.

Em sua 5ª edição o Prêmio Conexão Inova é uma das maiores premiações do setor público. Uma das categorias é “Comunicação Pública”, onde serão aceitos projetos sobre comunicação pública, incluindo campanhas, redes sociais e comunicação para o público interno das organizações, sejam ideias ou ações em andamento ou projetos concluídos.

O prazo para inscrição vai até 24 de novembro pelo formulário: https://form.typeform.com/to/Cp8b94pG

Organizações públicas de qualquer poder (Executivo, Legislativo e Judiciário), categoria (administração direta ou indireta), esfera (Federal, Estadual ou Municipal) e órgãos independentes (Ministério Público e Tribunal de Contas) podem enviar propostas.

Para mais informações, acesse a página do Conexão Inovação Pública: https://www.conexaoinovacaopublica.org/.

ABCPública participa de encontro para alinhamento estratégico na Codesvaf

Diretora regional da ABCPública-DF, Alessandra Anselmo (meio), recebe certificado de palestrante no evento Sintonia Estratégica das chefes da Assessoria de Comunicação da Codevasf, Marta Morosini (direita) e do Cerimonial do órgão, Izabel Sena. (Créditos: Codevasf)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) convidou a ABCPública para participar do evento “Sintonia Estratégica”, promovido pela empresa em 6 de novembro. O objetivo do encontro foi alinhar informações e procedimentos de todas as unidades que lidam com a comunicação na companhia, incluindo as superintendências regionais, a partir do conceito da Comunicação Pública.

Na abertura do encontro, a diretora regional do Distrito Federal da ABCPública, Alessandra Anselmo, apresentou a entidade e falou sobre o surgimento do termo Comunicação Pública no contexto da redemocratização do  país e na centralidade que o cidadão deve ter em todas as ações de comunicação do poder público. Além disso, ela detalhou os 12 princípios da Comunicação Pública, elaborados pela ABCPública e lançados oficialmente durante I Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação, em 2021, para que, a partir desses conceitos, os servidores da Codesvaf pudessem conversar sobre suas práticas e seu planejamento estratégico para a comunicação da empresa.

Quem faz a Comunicação Pública pelo país?

A Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República em Minas Gerais tem nova chefia. Luiza de Castro Lambert, bacharela em Comunicação Social, é a assessora-Chefe desde outubro de 2024. Ela ocupa a vaga deixada pela jornalista Maria Célia Néri de Oliveira.


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