Foram anunciados os vencedores do 36º Troféu HQMIX, que reconhece a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas no Brasil. Foram mais de 1.700 trabalhos inscritos. A cerimônia de premiação será realizada em 11/12, às 19h, no Teatro Raul Cortez, do Sesc 14 Bis, em São Paulo, com a apresentação de Serginho Groisman.
Os vencedores receberão o troféu Muriel, inspirado na personagem da cartunista Laerte, que foi convidada a criar a arte do prêmio. O troféu simboliza a transição de gênero tanto da criadora quanto de sua personagem. A estatueta foi produzida pelo artista Bruno Braga, fundador do Instituto Impressão 3D.
Neste ano, serão homenageados dois pioneiros dos quadrinhos com personagens LGBTQIAPN+ no Brasil: Henrique Magalhães, criador da personagem Maria, lançada há quase 50 anos e atual patrimônio cultural imaterial da Paraíba, conhecida por abordar causas libertárias e questões de gênero; e Anita Costa Prado, roteirista criadora da personagem Katita em 1995, defensora dos direitos e da igualdade de gêneros, desenhada por diversos artistas.
Confira lista completa dos vencedores de 2024 no site do prêmio.