O Google anunciou em 28/11 novidades sobre suas iniciativas para fortalecer o jornalismo no Brasil, como o apoio ao Atlas da Notícia, responsável por mapear desertos de notícias, e o lançamento de produtos desenvolvidos pelo projeto Codesinfo, do Projor, focados no combate à desinformação. Também foram abertas inscrições para programas de capacitação voltados ao desenvolvimento de produtos digitais e à monetização de sites de notícias.

Entre os projetos apoiados estão ferramentas inovadoras como o Busca Fatos, do Aos Fatos, e o LupaScan, da Lupa, que utilizam inteligência artificial para verificar informações e combater a desinformação em períodos eleitorais. Em um balanço de 2024, o Google destacou que a Rede FALA! treinou mais de 10 mil jornalistas em ferramentas digitais, enquanto o Startups Lab acelerou 15 startups voltadas ao jornalismo local e cívico. Além disso, veículos jornalísticos passaram a adotar um selo de transparência baseado nos indicadores do Projor.

Os novos programas de capcitação incluem a Jornada de Desenvolvimento de Produto Digital, focada na criação de produtos alinhados aos objetivos das redações, e o Laboratório de Dados e Monetização, que selecionará portais de notícias para otimizar ferramentas de análise e geração de receita. O primeiro aceita inscrições até 10/12, enquanto o segundo oferece vagas limitadas.

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