O jornal A Tribuna, de Santos (SP), adotou em 1/12 o formato berliner para sua edição impressa, como resultado de pesquisas e consultas aos assinantes. A reformulação também traz novas páginas, editorias revitalizadas e maior espaço para discutir temas relevantes aos leitores.
Entre as novidades está uma página exclusiva para a seção Tribuna Livre, com três textos. Seções históricas, como A Tribuninha, Tribu, Ciência & Tecnologia, ESG, Jornal Motor e Indústria, foram resgatadas e modernizadas, ganhando destaque em páginas duplas. A divisão por cadernos foi eliminada, e cada dia da semana será reservado a uma seção especial para atender a diferentes públicos. Na estreia do novo formato, 40 mil exemplares foram distribuídos gratuitamente em cinco cidades da Baixada Santista.
Em entrevista à ANJ, o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, destacou que a mudança busca equilibrar nostalgia e inovação. “O brasileiro é apaixonado por carro; então, quarta-feira vai ter o Jornal Motor. Muita gente tem histórias pessoais com A Tribuninha e, por isso, vai querer refazer essa história com netos e filhos”, exemplifica. “Quinta-feira é o dia de Indústria, sobre uma área muito importante aqui para a região, o Polo de Cubatão, que a gente não pode deixar no esquecimento. Já o Tribu falará sobre os shows, os eventos artísticos aqui na região. Acho que vai ser um sucesso”.