A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) publicou a 8ª edição da sua Carta de Conjuntura e Tendências, que apresenta um balanço dos principais desafios enfrentados em 2024 e traça perspectivas para o futuro da Comunicação Pública no Brasil para 2025.

O documento destaca cinco pontos críticos enfrentados em 2024:

  1. Desafios da comunicação em ano eleitoral, como o uso excessivo da legislação pré-eleitoral, impactando a transparência e a prestação de informações úteis à população.
  2. A falta de regulamentação das plataformas digitais, gerando conflitos com o STF e acirrando o debate sobre regulação de mídias sociais no País.
  3. Intimidações à imprensa, com exemplos de abuso de poder e assédio judicial contra jornalistas investigativos, ameaçando o direito à informação.
  4. Impacto das emergências climáticas, reforçando o papel da comunicação pública na prevenção e mitigação de riscos.
  5. Gastos com publicidade pública, agora sob fiscalização mais rigorosa para garantir eficiência, transparência e foco em utilidade pública.

Tendências para 2025

Além de analisar os desafios, a Carta de Conjuntura e Tendências 2024 apresenta as principais perspectivas para o próximo ano:

  • Regulação das plataformas digitais: O debate deve ganhar força com o julgamento do STF sobre o Marco Civil da Internet e a necessidade de legislações que enfrentem a desinformação.
  • Fortalecimento do jornalismo local: Veículos regionais e comunitários devem se consolidar, ampliando a cobertura hiperlocal e a proximidade com a população.
  • Uso ético da Inteligência Artificial: Ferramentas de IA devem se integrar à comunicação pública e jornalística com limites éticos para evitar manipulação e desinformação.
  • Educação midiática: Políticas públicas voltadas para a alfabetização midiática serão fundamentais para capacitar cidadãos a consumir e avaliar informações de forma crítica.
  • Comunicação pública como eixo estratégico: A digitalização, a inclusão e o uso de ferramentas de análise de dados devem fortalecer a comunicação como um pilar da transparência e da governança democrática.

Na avaliação da ABCPública, a Comunicação Pública tende a se consolidar como eixo estratégico para fortalecer a transparência, a governança democrática e a confiança da sociedade nas instituições.

A íntegra do documento está disponível no site da ABCPública.

 

ABCPública é selecionada para compor comitê da EBC após votação popular

Maiara Sobral

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) publicou em 16/12 a Portaria-Presidente nº 634/2024, que implanta o Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cpadi). A instância faz parte do Sistema Nacional de Participação Social na Comunicação Pública (Sinpas).

A ABCPública é uma das entidades selecionadas para fazer parte desse comitê. A eleição ocorreu por meio de votação popular, realizada através do site da EBC, em novembro. Quem representará a ABCPública, com um mandato de três anos, são os associados Maiara Sobral, como titular, e Lincoln Macário, como suplente.

Lincoln Macário

Maiara, diretora da ABCPública no Tocantins, afirma que representar a ABCPública no Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão significa fortalecer e divulgar os princípios da associação, tais como: comunicação como política de Estado, focada na cidadania ativa, ouvindo a sociedade e combatendo a desinformação: “Eu e Lincoln estamos à disposição para receber contribuições e construirmos um diálogo permanente em favor de uma nova comunicação pública, emancipadora e, acima de tudo, radicalmente democrática”.

Para Lincoln Macário, vice-presidente de Relações Legislativas e Governamentais da ABCPública, a expectativa com a instalação do conselho de participação popular é ajudar a resgatar o projeto original da EBC, focado no cidadão.

Sobre o Cpadi

O Cpadi terá entre suas funções o acompanhamento das diretrizes da programação veiculada pelas emissoras de comunicação pública operadas pela EBC no que tange a participação social, diversidade social, cultural, regional e étnica. O foco do Cpadi também está na pluralidade de ideias na abordagem dos fatos, na perspectiva da observância dos princípios de promoção da cultura nacional, pluralidade de fontes de conteúdo, estímulo à produção regional e à produção independente, além de suas finalidades educativas, artísticas, culturais, científicas, informativas e promotoras da cidadania.

Saiba mais sobre a implantação do comitê aqui.

Baixe agora o e-book sobre Linguagem Simples produzido por alunos do curso de ABCPública e Aberje

ABCPública e Aberje estão disponibilizando para acesso gratuito um livro de casos bem-sucedidos em Linguagem Simples. A edição, produzida por alunos da edição 2024 do Curso Completo em Comunicação Pública, reúne exemplos concretos de como a linguagem simples pode transformar a comunicação pública, promovendo acessibilidade, transparência e engajamento cidadão. Na ocasião do lançamento, o livro foi disponibilizado aos associados de ABCPública e Aberje e agora fica em acesso público.

Todos as turmas do curso da parceria ABCPública e Aberje lançaram livros. Entre eles estão um Glossário de Comunicação Pública, dois com casos de sucesso em Comunicação Pública e um livro com depoimentos de profissionais de Comunicação Pública falando sobre o dia a dia da atividade. Todos estão disponíveis para download na Biblioteca Digital da ABCPública.

A criação do livro Simplificar para Incluir: Casos Inspiradores de Linguagem Simples em Comunicação Pública envolveu pesquisa e colaboração entre os alunos do curso, profissionais e pesquisadores de comunicação pública. A organização é de Jorge Duarte, presidente da ABCPública e um dos curadores do curso. Acesse o e-book aqui.

Novo Manual de Comunicação da Câmara dos Deputados têm integrantes da ABCPública no Grupo de Trabalho

Um grupo com representantes das diversas áreas da comunicação da Câmara dos Deputados preparou a nova edição do Manual. Durante o processo, eles pesquisaram outros manuais, documentos internos e, principalmente, consultaram as equipes para sistematizar os consensos que construímos ao longo dos anos sobre as melhores práticas no jornalismo, redes sociais, interação com a sociedade.

O objetivo principal é dar transparência para os critérios e procedimentos. O Manual também inclui material de referência, como glossários de termos legislativos e de comunicação pública. A partir da publicação da versão online, que pode ser facilmente atualizada, está sendo preparada uma versão impressa, para ser lançada como parte das comemorações dos 25 anos da Agência Câmara de Notícias, em 2025.

Participaram do grupo de trabalho as integrantes da ABCPública Ana Marusia Lima, Daniela André, Ginny Morais e Cláudia Lemos. O grupo foi coordenado pelo jornalista Wilson Silveira, da Agência Câmara de Notícias.

Links úteis

Lembrete: prazo para inscrições no edital da ABCPública termina em 31 de janeiro

O Comitê Editorial da ABCPública vai selecionar trabalhos originais, como teses, dissertações e obras coletivas, que serão publicadas digitalmente, em formato de e-book, com acesso gratuito e o selo da ABCPública.

A iniciativa visa ampliar o alcance de pesquisas e incentivar a produção acadêmica e profissional na área, promovendo práticas que favoreçam a transparência, a prestação de contas e o diálogo entre a sociedade e as instituições públicas.

Este é o primeiro Edital de Seleção de Obras da ABCPública, lançado em comemoração ao aniversário de 8 anos da associação.

Participe! As propostas podem ser encaminhadas até 31 de janeiro de 2025.

Leia o edital e saiba mais.

Comunicadores públicos podem responder à pesquisa sobre uso de IA em órgãos públicos até 22 de dezembro

Você já viu por aqui que pesquisadores da ABCPública irão estudar o uso de Inteligência Artificial na Comunicação Pública a partir do resultado de uma pesquisa elaborada.

Se você ainda não respondeu ao questionário, saiba que o prazo foi prorrogado até o dia 22 de dezembro. Então, que tal já deixar sua resposta agora?

Clique aqui para acessar o formulário.

A pesquisa está sendo feita por três integrantes da ABCPública: Cláudia Lemos, Allana Albuquerque e Murilo Abreu. A pesquisa pretende responder como a Inteligência Artificial está sendo recebida pelas equipes de Comunicação Pública no Brasil e como está sendo a adoção dessa tecnologia e quais os impactos percebidos por esses profissionais.

As informações fornecidas serão utilizadas para a produção de artigo para a publicação Inteligência Artificial, Comunicação Pública e Comunicação Política, em organização pelos pesquisadores Heloíza Matos e Nobre, Maria Ângela Mattos e Guilherme Fráguas Nobre, para a ECA-USP.

Você já pode se inscrever no Curso Completo em Comunicação Pública 2025 com desconto para associados e parceiros

Se você é comunicador público e pretende realizar uma capacitação de qualidade em 2025, escolha o Curso Completo em Comunicação Pública, o bem-sucedido curso de 60 horas-aula de ABCPública e Aberje − Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

Serão 10 módulos, realizados aos sábados através da plataforma Zoom, de 17 de maio a 1º de novembro de 2025.

Novos parceiros

Nesta sexta edição do Curso Completo, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) serão parceiras de ABCPública e Aberje.

Associados dessas duas entidades terão um desconto de 20% no curso. Para conseguir o desconto, basta informar nos comentários da ficha de inscrição que é integrante do Conif ou da Abel.

Inscreva-se já e venha se capacitar conosco: https://abcpublica.org.br/curso-completo/.

Estaremos de volta em 2025. Boas festas!

Associação Brasileira de Comunicação Pública


0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments