A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) divulgou nessa terça-feira (14/1) uma nota de repúdio contra as mudanças anunciadas pela empresa Meta nas políticas de verificação de fatos (fact-checking) e na dinâmica de inserção de notas da comunidade. Medidas que terão implicações diretas na veracidade e confiabilidade das informações que circulam no espaço digital.
A ABCPública enfatiza que “as alterações anunciadas criam um ambiente favorável à proliferação de conteúdos inverídicos, não apenas facilitando, mas também incentivando a construção de narrativas falsas que poderão ser disseminadas de forma intencional e massiva. Esse cenário representa uma ameaça direta à qualidade do ambiente comunicacional, resultando na perda de credibilidade das informações de interesse público e impactando, de maneira irreparável, a sociedade brasileira”.
Ao enfraquecer mecanismos que garantem a precisão e a imparcialidade das informações, como atuam as entidades independentes de fact-checking, a Meta contribui para disseminar diretamente para a população conteúdos falsos e preconceituosos, em prejuízo ao debate público e à qualidade da informação que circula na sociedade. Leia a íntegra aqui.
Organizações da sociedade civil articulam-se para reivindicar a regulamentação das plataformas digitais
A discussão sobre os limites para a atuação das big techs é pauta do dia no mundo inteiro, por meio da mídia comercial, de organizações públicas e da sociedade civil. Até onde podem chegar os prejuízos da ausência total de limites para essas megaempresas que concorrem com empresas jornalísticas sem se curvar à legislação que regula o setor e a nenhuma outra?
Mais de 170 organizações da sociedade civil, inclusive a ABCPública, já assinaram um manifesto público Contra o Retrocesso na Moderação de Conteúdo da Meta e os Ataques à Regulação Democrática do Espaço Digital.
A próxima iniciativa é a construção de uma agenda de mobilizações e luta em defesa de uma regulação sobre as grandes plataformas digitais, que assegure direitos às pessoas, institua instrumentos de transparência sobre a moderação de conteúdos e as responsabilize pelos atuais danos e futuros riscos que seus sistemas acarretam e venham acarretar.
Se você representa alguma instituição e deseja participar desse debate, acesse o site da Coalisão Direitos na Rede.
UNB lança Comitê de Enfrentamento à Desinformação
Em 8/1, a Universidade de Brasília (UnB) lançou o Comitê de Enfrentamento à Desinformação, iniciativa que reforça o compromisso da Universidade com a promoção de informação qualificada e com a defesa da verdade, em especial no contexto digital contemporâneo.
O comitê tem a missão de fomentar debates, pesquisas e ações no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, além de apoiar a comunicação institucional e propor estratégias de letramento digital e educação midiática.
É composto por representantes de diversas unidades e áreas de conhecimento da UnB e entidades como a Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Confira a íntegra do evento de lançamento do Comitê aqui.
Vem aí o 2º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública no Sudeste
O 2º Congresso de Comunicação Pública será nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2025, na Câmara Municipal de Campinas (SP) e tem como objetivo principal promover um espaço de reflexão, a troca de experiências, e o aprendizado sobre práticas inovadoras e estratégias eficientes de comunicação voltadas para o interesse público.
O tema Da mão na massa ao estratégico propõe uma mudança de paradigma na forma como a comunicação pública é percebida e executada.
O evento procura ampliar o entendimento sobre o papel estratégico da comunicação pública, destacando sua importância não apenas na execução de tarefas operacionais, mas também na formulação de políticas, no fortalecimento do diálogo com a sociedade e na promoção da transparência e do engajamento social.
Para participar do evento é preciso fazer a inscrição aqui. Mais informações neste link.
Diretor da ABCPública em São Paulo ministrará curso sobre “mandato cidadão”
Existe um consenso acerca da distância entre representantes e representados nas diferentes esferas de poder. A população em geral tem a percepção que não é ouvida pelos agentes políticos. Por outro lado, o Legislativo Municipal é, por excelência, o espaço que discute os temas de interesse do município.
Diante desse paradoxo, as Câmaras de Vereadores nos últimos anos estão aperfeiçoando seus canais de comunicação para se aproximarem dos cidadãos.
O minicurso O papel da Comunicação na construção de um mandato cidadão: um guia para parlamentares e assessores busca apresentar estratégias para que os mandatos parlamentares tenham uma atuação mais responsiva, ou seja, que respondam de uma maneira mais apropriada do ponto de vista cidadão.
O curso, uma organização da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Praia Grande (SP) e da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCública), será ministrado por Michel Carvalho, diretor regional da ABCPública São Paulo, no dia 22 de janeiro, às 14 horas, no Plenário da Câmara de Praia Grande.
Estão convidados assessores políticos, parlamentares, servidores, estudantes universitários e demais interessados no tema. Inscrições neste link.
Quem faz a Comunicação Pública pelo País?
Mudanças na Secom da Presidência da República
Sidônio Palmeira assumiu a Secom da Presidência, substituindo o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que ficou dois anos à frente da comunicação do Planalto. Sidônio foi o marqueteiro de Lula na campanha presidencial de 2022.
Laércio Portela Delgado, secretário de Comunicação Institucional que foi ministro interino de maio a setembro de 2024, assumirá como secretário de Imprensa. (Com informações de g1 e Poder360)
Daniela Moraes assume como chefe de gabinete e assessora de imprensa da prefeitura de Morro Reuter (RS)
A jornalista Daniela Moraes foi nomeada recentemente como chefe da Assessoria de Imprensa do município Morro Reuter, no Rio Grande do Sul. Em suas experiências, a profissional trabalhou no Grupo Sinos, por mais de 20 anos, onde foi repórter, editora, revisora e chefe de reportagem. Durante o ano passado, também teve passagem no governo do Rio Grande do Sul, integrando o gabinete da Secretaria de Educação do Estado.
Não perca a agenda de oportunidades de capacitação e de publicação de conteúdo sobre Comunicação Pública
1- E-book Comunicação Pública e Governamental − iniciativa da Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas, com prazo para submissão de artigos sendo encerrado em 30 de abril e a publicação prevista para outubro de 2025. O tema é Comunicação Pública e Governamental, Relacionamento entre órgãos Públicos e População e temáticas. Veja os detalhes aqui.
São organizadores da publicação os professores Leandro Peters Heringer (PUCMinas), Wilson da Costa Bueno (USP), Verônica Soares da Costa (PUC Minas), Letícia Alves Lins (PUCMinas) e Kárita Emanuelle Ribeiro Sena (UFMS).
2- V Jornadas de Ciências da Comunicação FLUC − uma iniciativa da Universidade de Coimbra. Tem como tematica (Re)pensar a comunicação alternativa no mundo contemporâneo. Submissão de comunicações até 8 de março e todos os detalhes neste link.
3- E-book gratuito sobre Comunicação Pública. Somente até 31 de janeiro, interessados em publicar livro sobre o tema podem submeter o conteúdo à ABCPública. O edital marca as comemorações dos 8 anos da associação.
O Comitê Editorial da associação irá avaliar e selecionar propostas de publicação de teses, dissertações e obras coletivas alinhadas com a missão da entidade, “que estejam com a produção textual concluída e pronta para diagramação e edição eletrônica”, conforme prevê o edital. Não haverá nenhum custo para autores e organizadores das obras, que serão publicadas em formato digital (e-book) com o selo ABCPública e disponibilizadas gratuitamente na Biblioteca Digital da ABCPública.
“O nosso objetivo é fortalecer a pesquisa e as práticas em comunicação pública no Brasil, ampliando o acesso a estudos que contribuam para o avanço desse campo”, explica Jorge Duarte, presidente da ABCPública. “Queremos promover a difusão do conhecimento, estimular o debate qualificado, disseminar boas práticas e incentivar a produção intelectual sobre comunicação pública, um fator essencial na qualidade dos serviços públicos, no fortalecimento da cidadania e na consolidação da democracia”. Saiba mais aqui.
Curso Completo de Comunicação Pública, parceria ABCPública e Aberje ainda está com inscrições abertas.
As aulas são ministradas por uma equipe de pesquisadores e profissionais experientes, que discutem casos e apresentam práticas atuais no campo da comunicação pública.
Os encontros são realizados online, aos sábados, das 14h às 17h, proporcionando flexibilidade para os participantes. Saiba mais aqui.
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