Yuri Alves Fernandes recebeu o Prêmio Criador de Notícias de Excelência em Jornalismo de Vídeo Independente, do International Center for Journalists (ICFJ), pela idealização e produção da série LGBT+60: Corpos que Resistem, produzida para a plataforma #Colabora. Yuri foi o único profissional sul-americano entre os vencedores.
A cerimônia de premiação, em Perúgia, na Itália, fez parte do XIX Festival Internacional de Jornalismo. Além de receber o prêmio, Yuri foi convidado para compartilhar suas experiências no painel Tornando-se independente: Como jornalistas estão construindo audiências e expandindo negócios em todo o mundo.
A série LGBT+60 revela a trajetória de vida, os obstáculos, as conquistas e as celebrações de brasileiros LGBTQIAPN+ na terceira idade. Desde que estreou, em 2018, já ganhou diversos prêmios. Em sua terceira temporada, o projeto está disponível na Globoplay, via Canal Futura, nas redes sociais e no canal do #Colabora no YouTube.
“Se a série vem recebendo tanto reconhecimento, não só no Brasil, mas em todo o mundo, isso prova que o assunto é relevante e precisa ser pautado”, declarou Yuri. “Espero que “LGBT+60″ seja essa semente para que a gente consiga falar de um futuro dentro da comunidade LGBTQIAPN+. Que a gente fale da resistência e da luta, mas que também possa falar sobre essas pessoas que já estão na longevidade e que lutaram tanto para que pudéssemos ter os nossos direitos hoje”.
Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Yuri é sócio e diretor-geral da #Colabora, plataforma brasileira de jornalismo dedicada à sustentabilidade e aos direitos humanos. Antes, trabalhou na Rede Globo e foi repórter do GShow.
- Leia também: Abraji lança curso gratuito sobre cobertura da COP30