Em setembro, a Aberje dará início ao primeiro Programa Avançado em Gestão da Comunicação Digital, que tem como objetivo preparar o profissional da comunicação corporativa nos meios digitais. O programa completo, dividido em cinco módulos, terá 60 horas, oferecendo ao comunicador um repertório suficiente para criação e tomada de decisões em plataformas digitais. Para Paulo Nassar, diretor presidente da Aberje e professor livre-docente da ECA-USP, “no nível de extensão, é provavelmente o programa mais completo do mercado”. Segundo ele, embora o curso tenha foco em gestão, “foi pensado para profissionais que atuam cada vez mais no ritmo das startups, isto é, em que os projetos e os processos são geridos com menos hierarquias e mais flexibilidade”. Já Hamilton dos Santos, diretor-geral da entidade, observa que embora o curso contemple tecnologias, processos e ferramentas digitais, seu maior valor está no fato de ter foco em estratégia, não em tecnologia: “O que impulsiona a transformação digital não é a tecnologia, mas a estratégia, como apontam, por exemplo, estudos realizados no Massachusetts Institute of Technology. Por isso, trabalhamos em um programa que pensasse a comunicação organizacional como um negócio digital, cuja maturidade e progresso dependem da integração das mídias, das redes, do mobile, da mensuração e da nuvem. Em comunicação corporativa, hoje em dia, no mundo inteiro, o que mais se espera dos gestores, dos gerentes, enfim, dos líderes da área, é a capacidade de criar sistemas digitais de engajamento, o que envolve competências que vão desde apuro estético e domínio de linguagens audiovisuais a noções de big data e programação. Uma área de comunicação organizacional hoje em dia tem de ser gerida como se fosse uma moderna e sofisticada redação digital”. Os módulos O Módulo 1 fala da Gestão de marca e negócios nas redes sociais, abrangendo linguagem, métricas, planejamento e estratégia, relacionamento e crise nas mídias sociais. O Módulo 2 aborda as Novas narrativas em comunicação digital, discutindo storytelling, linguagem audiovisual, podcast, jornalismo de dados e newsgames. O Módulo 3, Presença e atuação digital, trata de marketing de conteúdo, instrumentos digitais – desde blogs e sites até aplicativos móveis, SAC 2.0 e fóruns online. Tecnologia e cultura digital é tema do Módulo 4, que traz assuntos como HTML, design de interface, big data e questões legais, como o marco civil da internet. Por fim, no Módulo 5, Laboratório de inovação, os participantes poderão aplicar técnicas de Design Thinking para solucionar desafios de comunicação. Mais informações sobre a programação e inscrições na página do programa.