A Rede Gazeta, de Vitória (ES), anunciou nessa quarta-feira (31/7) uma mudança profunda na sua produção e distribuição de notícias: para acompanhar os novos hábitos de consumo de suas audiências, vai investir mais para melhorar e ampliar suas operações digitais e reduzirá seus produtos impressos. Nesta sexta-feira (2/7) o jornal Notícia Agora (Na!) será descontinuado e A Gazeta terá um novo site e uma variedade de outros produtos digitais, enquanto sua edição impressa passará de diária a semanal a partir de 30 de setembro.
A estratégia para reformular o jornal A Gazeta é resultado do projeto TDigital, que vem sendo desenvolvido há um ano e meio por uma equipe multidisciplinar da Rede Gazeta. O trabalho também envolveu a participação de consultores internacionais, viagens de estudos a vários países e parcerias em projetos com empresas globais como Google, Facebook e Apple. Segundo a empresa, uma das premissas do projeto é levar, para dentro da redação de A Gazeta, especialistas em inteligência artificial, SEO, marketing e análise de dados para indicar estratégias de distribuição de conteúdo para melhor servir às audiências digitais com jornalismo de qualidade multiplataforma e em tempo real. Esse grupo formará a chamada Sala de Performance e atuará em conjunto com os jornalistas, para ampliar o alcance das notícias e a fidelização de leitores/assinantes.
Para ancorar esta nova fase, o Gazeta Online vai transformar-se em um novo site, planejado para alcançar dois tipos de público: por volume de tráfego online, com notícias gratuitas e de interesse público, que geram repercussão e buzz em redes sociais; e premium, que são os interessados em análises, opiniões e conteúdos exclusivos, mediante cadastro e assinatura. A marca A Gazeta também será entregue em novas newsletters diárias, podcasts e por aplicativos de voz desenvolvidos por Apple e Google.
A implementação do projeto TDigital mudou a estrutura da redação. O comando passa para Elaine Silva, que desde 2014 ocupava o cargo de editora executiva de A Gazeta. Elaine foi aluna do 1º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta, que hoje está em sua 22ª edição.
Com esse projeto de jornal digital, poderei acompanhar tudo sobre meu Estado.
Que maravilha.