O período pré-eleitoral começou oficialmente em 6 de julho e, com isso, entraram em vigor várias vedações que afetam diretamente quem trabalha na comunicação dos órgãos públicos e, principalmente, o direito dos cidadãos à informação: um apagão, desde áreas de notícias de sites, redes sociais até canais de TV.
A ABCPública faz um alerta, em seu site, para as consequências desse apagão, causado, na avaliação da entidade, pela ambiguidade no conceito de publicidade institucional, e defende que haja uma melhor conceituação que a diferencie da informação produzida pelos órgãos públicos que deve continuar disponível para o cidadão em períodos pré-eleitorais. Confira a matéria completa aqui.
Em post no LinkedIn, Wilson Bueno, pesquisador e professor sênior da Universidade de São Paulo, elogiou o texto da ABCPública e afirmou que a comunicação pública não pode ser silenciada: “Vamos acabar com essa confusão porque ela não separa o joio do trigo e apenas coloca como propaganda de políticos e governantes tudo o que se comunica na área pública. A democracia exige uma comunicação pública ética, transparente, impessoal, comprometida com o interesse público”.