A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e a Meta, nova marca do Facebook, anunciaram parceria e desenvolverão uma edição do programa Acelerando a Transformação Digital – Rádio e TV, projeto de treinamento, mentoria e fundos de inovação que visa a ajudar organizações de notícias do Brasil. As inscrições vão até 19 de dezembro.
O programa, que começa em 2022, foca em emissoras de rádio e TV. A primeira fase será de treinamentos com especialistas em mídia, que abordarão temas como monetização, distribuição de conteúdo, audiência, novos formatos de produção, entre outros. Após o treinamento, os participantes poderão se inscrever para a segunda etapa, com sessões de mentoria e fundos de até US$ 15 mil para apoiá-los no desenvolvimento de projetos.
A iniciativa faz parte do investimento da Meta em programas desenvolvidos em colaboração com associações de imprensa. Junto com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), a Meta vem trabalhando com associações de imprensa no Brasil para promover transformação digital, construção de modelos de negócios sustentáveis e desenvolvimento de novos públicos. Além da Abert, são parceiros a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).