A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) anunciou nove convidados da 18ª edição de seu Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que será realizado em São Paulo, de 29 de junho a 2 de julho, em formato híbrido. As inscrições ainda não foram abertas.
Os convidados são Wesley Lowery, repórter investigativo, ex-Washington Post e Boston Globe; Ilica Mahajan, cientista do Marshall Project, sobre justiça criminal nos Estados Unidos; Dorothy Tucker, repórter investigativa da afiliada da CBS em Chicago; Roman Badanin, fundador da Agentstvo, agência russa que reúne repórteres alvos de repressão e perseguição do governo Putin; Rosental Calmon Alves, diretor do Knight Center for Journalism in the Americas; Jonathan Soma, programador norte-americano na área de jornalismo de dados; Tshepo Tshabalala, que gerencia um grupo de pesquisa e treinamento do Polis, um think-tank internacional ancorado na London School of Economics and Political Science; Motunrayo Alaka, uma das mais conhecidas defensoras do jornalismo colaborativo e independente na Nigéria; e Delphine Halgand-Mishra, francesa que advoga por transparência pública e apoia jornalistas e informantes que vazam informações de interesse público.
Para Cristina Zahar, secretária executiva da Abraji, “os nomes confirmados até agora confirmam o esforço da Abraji em fazer um evento cada vez mais plural e diverso, inclusive em termos regionais, de raça e de gênero. Vários olhares só enriquecem o jornalismo”.