A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) realizou na semana passada o seu 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. No evento, foi exibido um documentário sobre a vida, carreira e legado de Fabiana Moraes, jornalista homenageada pela Abraji no Congresso.
O filme Fabiana Moraes: brilho e combate, com pouco mais de 20 minutos de duração, entrevista familiares, amigos e colegas da profissão que falam um pouco do trabalho de Fabiana e de sua importância para o jornalismo brasileiro. O documentário está disponível na íntegra neste link, a partir do minuto 40.
Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fabiana nasceu em Recife e se tornou a primeira de sua família a concluir o ensino superior. Além da graduação, obteve mestrado em Comunicação e doutorado em Sociologia, na mesma instituição.
Teve passagens por veículos como Jornal do Commercio, UOL e revista piauí. Na Abraji, atuou como diretora no biênio 2016-2017. Atualmente é colunista no The Intercept Brasil e na revista Gama.
Fabiana venceu três prêmios Esso de Jornalismo pelas reportagens Os Sertões, O Nascimento de Joicy e A Vida Mambembe, e posteriormente transformou as duas primeiras em livros. Também publicou Nabuco em Pretos e Brancos, e seu mais recente, A pauta é uma arma de combate.
- Leia também: Leandro Volcov começa em Omoda e Jaecoo